Diamantino

Diamantino recebe técnicos do Ministério da Saúde e articula ampliação de assistência especializada na atenção primária

Publicado em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou neste mês de encontro com os técnicos da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde para discutir o programa de implantação das Equipes Multiprofissionais Intermunicipais (eMulti). A reunião, que aconteceu na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), contou com a participação de equipes de saúde de Alto Paraguai, Rosário Oeste, Nobres, Nortelândia e São José do Rio Claro e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

De acordo com a pasta, o encontro teve como objetivo central a elaboração de estratégias para implementação das Equipes Multiprofissionais e trazer mais especialidades e qualificação da assistência para a região. Com a junção dos municípios será possível implantar três unidades que atenderão o polo regional e que será definida suas localidades.

A secretária municipal de Saúde, Marinêze Meira, destacou que nesse primeiro momento, por meio de um acordo entre os gestores municipais, foram definidas 15 especialidades para serem viabilizadas para a região.

Leia Também:  Inscrições abertas para a Escolha da Rainha da ExpoDiamantino 2026

“Estão sendo estudadas às áreas de dermatologia, hansenologia, cardiologia, geriatria, endocrinologia, psiquiatria, pediatria, ginecologia, obstetrícia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, assistência social, fisioterapia, nutricionista e educação física com acompanhamento do especialista.”

A secretária da pasta, ainda falou sobre os benefícios que a população terá com a implementação do novo programa do Ministério da Saúde.

“É um passo muito importante para a saúde e um benefício para nossos pacientes, que agora poderão ter acesso a diversas especialidades médicas, com mais agilidade. É um serviço de atenção primária que contribui na redução de encaminhamentos para central de vagas. ”

Ela ainda complementou: “O eMulti vem para complementar a nossa atenção básica à saúde, onde os atendimentos poderão ser realizados de forma presencial ou teleconsulta. É um avanço em nosso município e sou muito grata por Diamantino ser referência para implementação de projetos que potencializam ainda mais nossos serviços.”

O prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, que também é médico há mais de 30 anos, ressaltou o compromisso da gestão na ampliação do atendimento e serviços oferecidos para a população.

Leia Também:  Prefeitura de Diamantino realiza Conferência Nacional de Educação

“Já conquistamos um hospital que agora é 100% do povo e que realiza ótimos atendimentos e diminui as filas de espera. Agora, com esse projeto, esperamos aumentar ainda mais o leque de atendimentos que nossa população merece.”

O analista de Atenção Primária da SAPS, José Maria Justo comentou sobre o trabalho realizado para propor a estratégia em todas as regiões do país, auxiliando da melhor forma a estruturação e ampliação dos serviços de saúde à população.

“As eMulti atuam de forma complementar ao cuidado oferecido na Atenção Primária à Saúde. Com a proposta do modelo de intermunicipalidade, o Governo Federal oportuniza que mesmo os municípios menores e com vulnerabilidade alta consigam ofertar especialidades médicas e não médicas de forma mais próxima do cidadão.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Diamantino

Prefeito Chico Mendes assina convênios de mais de R$ 17 milhões para fortalecer a educação em Diamantino

Published

on

O prefeito Chico Mendes assinou, durante o Encontro de Prefeitos do Alto Rio Paraguai, dois convênios que garantem R$17.343.652,59 em investimentos para a educação de Diamantino. Os recursos serão destinados à reforma da Escola Municipal Décio Furigo e à construção da nova Escola Municipal Nilce Maria de Magalhães, ampliando a infraestrutura da rede municipal de ensino.

Do valor total anunciado pelo Governo do Estado, R$15.889.957,02 serão investidos na construção da Escola Municipal Nilce Maria de Magalhães, que contará com 12 salas de aula, banheiros convencionais e infantis, além de dependências administrativas.

Já a Escola Municipal Décio Furigo receberá R$1.453.695,57 para a execução da reforma da unidade, com o objetivo de proporcionar mais conforto, segurança e melhores condições para a comunidade escolar.

O prefeito Chico Mendes destacou que os investimentos representam mais um importante avanço para a educação do município e são resultado da parceria entre o governo municipal e o Governo do Estado.

“A educação é uma das nossas prioridades. Esses investimentos representam um compromisso com o futuro das nossas crianças e jovens. Estamos garantindo uma nova escola moderna e a reforma de uma unidade importante para oferecer mais qualidade no ensino e melhores condições para toda a comunidade escolar.”

Os convênios foram formalizados junto à Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), com a assinatura do governador em exercício, Otaviano Pivetta, da secretária de Estado de Educação, Flávia Emmanuelle de Souza Soares, do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho Júnior, e do prefeito Chico Mendes.

Leia Também:  Parque da Cidade recebe campanha de doação de sangue nesta sexta

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

Cuiabá

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA