CUIABÁ

Facilitadoras da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá iniciam oficinas para aplicação da Lei Paulo Gustavo

Publicado em

As facilitadoras da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, engajadas no Plano de Ação para aplicação da Lei Paulo Gustavo em Cuiabá, deram início, nesta quinta-feira (09), a uma série de visitas a espaços centrais de referência para as produções culturais. O objetivo é promover oficinas que orientem sobre o processo de inscrição na plataforma.

O primeiro local a ser visitado foi o Centro Comunitário do bairro Sol Nascente, em Cuiabá, onde seis produtores culturais foram inscritos. “Optamos por locais com expressivas manifestações culturais, muitas vezes distantes do centro da cidade, para facilitar o acesso dessas pessoas às inscrições e à participação na seleção”, destacou Bruna Barbosa. “Isso também proporciona a abertura do espaço comunitário, que já realiza atividades culturais, e a participação de trabalhadores da cultura que residem no bairro”, acrescentou.

A ação continuará neste fim de semana (11 e 12), no Instituto Casarão das Artes e no Museu da Imagem e Som de Cuiabá (Misc), sempre no período da tarde, entre 14h e 18h.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá aprova requerimentos para audiências públicas

É relevante salientar que todos os projetos inscritos devem destinar obrigatoriamente 10% de seu orçamento para a implementação de medidas de acessibilidade, garantindo assim a inclusão de um público mais amplo.

Pela primeira vez, Cuiabá destinará um montante de R$ 5.229.256,92, proveniente do superávit do Fundo Nacional da Cultura (FNC), para apoiar a classe cultural local. Reforça-se a importância de que todos os projetos reservem 10% de seu valor para a implementação de medidas de acessibilidade, enfatizando o compromisso com a inclusão.

Para simplificar o processo, a secretaria está disponibilizando computadores com acesso à internet e a assistência de facilitadores qualificados. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, em dois turnos: das 08h às 12h e das 14h às 18h, na sede da Secretaria, localizada na Rua Barão de Melgaço, nº 3.677, no Centro da cidade.

O período de inscrições estenderá até o dia 16 de novembro. Após o encerramento do prazo, os projetos serão submetidos a uma análise criteriosa, e os resultados preliminares das propostas culturais serão divulgados posteriormente.

Vale ressaltar que a Lei Paulo Gustavo (LC 195/2022), lançada em 11 de maio pelo Ministério da Cultura, representa um avanço na democratização do acesso aos incentivos culturais. Ela estabelece critérios para a execução e seleção de projetos, sistemas e ações afirmativas e de acessibilidade.

Leia Também:  Prefeito recebe moção de aplausos e destaca potencial da agricultura familiar ao receber visita de proprietários de marca de café cuiabano

A lei é composta por três editais: “Fornada”, que visa apoiar produções audiovisuais, capacitações, formação de acervos e pesquisas; “Cine Embornal”, que concentra seu foco no apoio às salas de cinema; e “Múltiplas Linguagens Gambira Cultural”, que promove diversas formas de expressão cultural.

“Essa iniciativa marca um novo e aguardado período de democratização no acesso aos fomentos culturais, com a garantia de redistribuição de recursos para grupos, pessoas e segmentos culturais, proporcionando a oportunidade de criar e produzir cultura de maneira justa e remunerada, com um compromisso destacado com a inclusão”, concluiu Justino.

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer está localizada na Rua Barão de Melgaço, nº 3.677, no Centro de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá promove caminhada e reforça ações de combate à violência contra a pessoa idosa

Published

on

Como parte da programação do Junho Violeta, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, a Prefeitura de Cuiabá realizou uma caminhada no Parque Tia Nair, neste sábado (27), com participantes do Centro de

Convivência de Idosos (CCI) Aidê Pereira.
A mobilização reuniu idosos, familiares e servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, com o objetivo de ampliar o debate sobre os direitos da população idosa e incentivar a denúncia de situações de violência.

A ação integra um conjunto de atividades desenvolvidas ao longo do mês pela pasta, que inclui palestras, rodas de conversa e orientações sobre os diferentes tipos de violência praticados contra idosos, como a psicológica, patrimonial, física e negligência.

O trabalho é realizado em parceria com instituições como o Ministério Público, a Polícia Civil e a Defensoria Pública.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, destacou que o trabalho da Prefeitura busca informar os idosos sobre seus direitos e fortalecer a rede de proteção.

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Prefeito Emanuel Pinheiro inaugura praça no bairro São Gonçalo III em homenagem a líder comunitário nesta quinta-feira (1)

“Atuamos de forma integrada para levar informação e conscientização aos idosos. Muitas vezes, a violência acontece de forma silenciosa, e conhecer os direitos é o primeiro passo para romper esse ciclo”, disse.

Além da caminhada, os participantes realizaram um alongamento coletivo e um piquenique no parque, fortalecendo o convívio social entre os frequentadores do centro.

A gerente do CCI Aidê Pereira, Evânia Alves Tito, explicou que a caminhada foi organizada para levar a campanha também aos espaços públicos e ampliar o alcance da conscientização.

“Escolhemos um local de grande circulação para chamar a atenção da população sobre a importância de respeitar os direitos da pessoa idosa. É uma conscientização voltada aos idosos, às famílias e à sociedade”, contou.

Frequentadora do CCI há cerca de 25 anos, Leny Setubal Teixeira participou da mobilização ao lado das irmãs e afirmou que as atividades desenvolvidas pelo centro contribuíram para sua qualidade de vida e integração social.

“Participamos de tudo: dança, coral, caminhadas. O centro mudou nossa rotina, fez novas amizades e nos mantém ativos. É um lugar que faz diferença na vida dos idosos”, pontuou.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá aprova requerimentos para audiências públicas

A Prefeitura de Cuiabá mantém Centros de Convivência de Idosos em diferentes regiões da capital, oferecendo atividades culturais, esportivas, educativas e de fortalecimento de vínculos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

Cuiabá

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA