AGRONEGÓCIO

Sinal de alerta: dívida pública bruta do Brasil subiu para 76% do PIB em abril

Publicado em

Em abril, a Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) que compreende os Governos Federal, Estaduais e Municipais, além das estatais e INSS registrou um aumento, e o setor público consolidado apresentou um superávit primário consideravelmente abaixo das previsões, conforme os dados divulgados nesta quarta-feira (29.05) pelo Banco Central. Esses números acendem o sinal de alerta e levantam preocupações sobre a trajetória fiscal do país e a eficácia das políticas econômicas atuais.

O aumento da dívida pública e o superávit primário abaixo das expectativas em abril colocam desafios significativos para o agronegócio brasileiro. O setor pode enfrentar maiores custos de financiamento, redução de investimentos públicos e maior volatilidade econômica. Para mitigar esses impactos, é crucial que o governo e os atores do setor agrário trabalhem juntos para garantir que políticas econômicas sejam implementadas de forma a manter a competitividade e sustentabilidade do agronegócio, um dos pilares da economia brasileira.

SEIS PONTOS PARA ENTENDER:

1. Aumento dos Custos de Financiamento

Com a dívida pública em alta, o governo pode enfrentar maiores custos de financiamento. Isso pode levar a taxas de juros mais altas no mercado, afetando negativamente o agronegócio, que depende fortemente de crédito para financiar atividades como plantio, colheita, armazenamento e transporte de produtos. Taxas de juros mais altas encarecem os empréstimos, reduzindo a capacidade de investimento dos produtores rurais.

2. Redução de Investimentos Públicos

O aumento da dívida e a necessidade de gerar superávits primários podem forçar o governo a cortar gastos em áreas cruciais para o agronegócio, como infraestrutura rural (estradas, portos, armazenamento), pesquisa agrícola e programas de apoio à agricultura. Investimentos reduzidos nessas áreas podem prejudicar a eficiência e a competitividade do setor.

3. Pressão Fiscal sobre Estados e Municípios

Com estados e municípios apresentando déficits primários, a pressão fiscal pode levar a cortes em serviços essenciais para o agronegócio, como manutenção de estradas rurais, assistência técnica e programas de extensão rural. A falta de recursos para esses serviços pode dificultar o acesso dos produtores a mercados e tecnologias, impactando a produtividade.

Leia Também:  Seca compromete lavouras de segunda safra no Brasil Central e excesso de chuvas afeta Sul

4. Volatilidade Econômica e Cambial

A alta dívida pública pode aumentar a percepção de risco sobre a economia brasileira, levando a uma maior volatilidade cambial. Para o agronegócio, que é um setor fortemente exportador, a instabilidade cambial pode afetar os preços dos produtos agrícolas no mercado internacional e os custos de insumos importados, como fertilizantes e defensivos agrícolas.

5. Menor Poder de Compra do Consumidor

Se o governo precisar implementar medidas de austeridade para controlar a dívida, isso pode reduzir o poder de compra dos consumidores devido a cortes em benefícios sociais ou aumentos de impostos. Uma menor demanda interna pode afetar negativamente os produtores que dependem do mercado doméstico para vender seus produtos.

6. Necessidade de Reformas Estruturais

A situação fiscal pressiona o governo a implementar reformas estruturais, como a reforma tributária e a reforma administrativa. Essas reformas podem ter impactos diretos e indiretos no agronegócio. Por exemplo, uma reforma tributária que simplifique impostos e reduza a carga tributária pode beneficiar o setor, enquanto uma reforma administrativa que melhore a eficiência do gasto público pode liberar recursos para investimentos em áreas estratégicas.

DESCONTROLE – Esse aumento na dívida pública indica um descontrole e uma pressão crescente sobre as finanças do governo. A dívida elevada pode resultar em maiores custos de financiamento e restringir a capacidade do governo de investir em áreas críticas como infraestrutura, saúde e educação. Além disso, a dívida alta pode diminuir a confiança dos investidores e aumentar o risco de crises fiscais no futuro.

O setor público consolidado apresentou um superávit primário de 6,688 bilhões de reais em abril, um valor significativamente inferior à expectativa dos economistas consultados pela Reuters, que era de 14,8 bilhões de reais.

Leia Também:  Produção de grãos ressalta gargalo de armazenagem em Mato Grosso

O superávit primário, que exclui os pagamentos de juros da dívida, é um indicador crucial da saúde fiscal do país. O resultado abaixo das expectativas sugere que o governo enfrenta dificuldades em controlar seus gastos ou aumentar suas receitas, fatores essenciais para a sustentabilidade fiscal a longo prazo.

Os dados do Banco Central detalham os resultados de diferentes segmentos do setor público:

  • O governo central (União) obteve um superávit de 8,762 bilhões de reais.
  • Estados e municípios, por outro lado, registraram um déficit primário de 1,377 bilhão de reais.
  • As estatais apresentaram um saldo negativo de 698 milhões de reais.

Esses números indicam uma disparidade significativa entre os níveis de governo. Enquanto o governo central conseguiu um superávit, os governos regionais e as estatais enfrentaram déficits, refletindo possíveis dificuldades de gestão fiscal e desafios econômicos específicos em diferentes partes do país.

Os resultados fiscais de abril sugerem a necessidade de uma revisão das políticas econômicas do governo. O aumento da dívida bruta e o superávit primário abaixo das expectativas ressaltam a importância de implementar medidas de controle de gastos e de melhorar a eficiência na arrecadação de receitas.

Além disso, é crucial que o governo central trabalhe em colaboração com estados e municípios para alinhar as políticas fiscais e garantir uma gestão mais eficiente dos recursos públicos. Reformas estruturais que promovam a sustentabilidade fiscal, como a reforma tributária e a reforma administrativa, são fundamentais para evitar que a dívida pública continue a crescer de forma insustentável.

Em resumo, os dados de abril são um alerta sobre os desafios fiscais que o Brasil enfrenta. A capacidade do país de responder a esses desafios com políticas eficazes determinará a estabilidade econômica e a confiança dos investidores nos próximos anos.

Fonte: Pensar Agro

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Inmet prevê chuva forte e falta de água até 20 de outubro

Published

on

A agricultura brasileira enfrenta nesta semana uma distribuição desigual das chuvas, com volumes elevados em parte do Centro-Sul e da Amazônia e pouca água em outras regiões produtoras. O cenário exige atenção tanto no plantio da safra 2026/27 quanto na colheita das lavouras do ciclo anterior. A previsão nacional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgada nesta terça-feira (13.10) e válida até o dia 20, aponta diferenças expressivas entre as regiões e dentro de um mesmo estado.

Os maiores acumulados previstos chegam a 200 milímetros no centro-norte do Paraná e superam 150 milímetros no centro-oeste do Amazonas. Também há indicação de volumes acima de 100 milímetros no litoral sul paulista e no Rio de Janeiro. Em contrapartida, grande parte do Nordeste deve permanecer sem chuva expressiva, assim como áreas do Centro-Oeste. Para a agricultura, o contraste reúne riscos de interrupção dos trabalhos pelo excesso de umidade e de dificuldade para iniciar o cultivo onde o solo continua seco.

O contraste alcança regiões de um mesmo estado. No Centro-Oeste, os acumulados previstos chegam pontualmente a 100 milímetros no centro de Goiás e no sul de Mato Grosso do Sul. No sul de Mato Grosso, a previsão alcança 50 milímetros; em outras áreas da região, os volumes não devem ultrapassar 10 milímetros. Para o produtor, essa distribuição exige avaliar a umidade da própria lavoura antes de avançar com a semeadura.

No Sul, a chuva também não será uniforme. Santa Catarina tem previsão de 40 a 60 milímetros em sua faixa central e litorânea. No Rio Grande do Sul, o litoral deve receber perto de 40 milímetros, mas a maior parte do estado terá pouca precipitação. A redução das chuvas abre espaço para operações de campo onde a umidade do solo permitir a entrada das máquinas.

Leia Também:  Produtores projetam margens apertadas e custos elevados para a safra 2025/26

O Sudeste concentra outra faixa de atenção, com volumes superiores a 100 milímetros previstos no litoral sul paulista e no Rio de Janeiro. No Norte, o centro-oeste do Amazonas deve receber mais de 150 milímetros, enquanto não há previsão de chuva no Amapá e no centro-norte do Pará.

O risco muda conforme a fase da lavoura

A chuva que ajuda a instalar soja e milho também traz dificuldades às culturas prontas para colher. O excesso de água restringe o trabalho das máquinas e ameaça a qualidade dos grãos que permanecem no campo. Esse efeito já apareceu no acompanhamento de setembro da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que registrou benefícios às lavouras de verão e problemas nos cultivos de inverno.

No Paraná, naquele período, produtores ajustaram a colheita do trigo para aproveitar os intervalos sem chuva. Em Santa Catarina, a umidade persistente aumentou a preocupação com doenças. Em São Paulo, a Conab apontou comprometimento da qualidade e risco de germinação do trigo ainda na espiga. São ocorrências observadas em setembro, que ajudam a dimensionar o cuidado necessário nas áreas ainda não colhidas.

A falta de água tem outra consequência: dificulta o estabelecimento das plantas e reduz o potencial produtivo quando alcança etapas importantes do desenvolvimento. Nas áreas agrícolas de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a Conab verificou em setembro que as chuvas haviam amenizado o risco de incêndios, mas ainda eram insuficientes para permitir o plantio na maioria das lavouras sem irrigação.

Leia Também:  Atletas do BMX de Lucas do Rio Verde participaram da Copa do Brasil Central

Perdas anteriores mostram o peso do calendário

O impacto da estiagem já aparece nos resultados da safra anterior. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), com base no acompanhamento da Conab, a produtividade do milho de segunda safra na Bahia ficou 38,5% abaixo da estimativa inicial. O resultado foi associado ao plantio fora do período mais adequado e à redução das chuvas a partir de abril.

Na agricultura familiar, o boletim de setembro identificou 170 municípios com risco alto de seca e 27 com risco muito alto entre aqueles com plantios de milho ou feijão sem irrigação iniciados em julho. O Nordeste concentrou 131 municípios do primeiro grupo e 26 do segundo. A classificação indica exposição ao risco, não uma medida de perdas já confirmadas.

Para as próximas operações, a referência deve ser a condição local: água suficiente para iniciar o cultivo, solo adequado ao tráfego das máquinas e intervalos de tempo favoráveis à colheita. Os avisos do Inmet e o acompanhamento da Conab ajudam a organizar esse trabalho. A previsão de chuva para uma região, sozinha, não garante que todas as propriedades receberão o volume necessário.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

Cuiabá

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA