Política MT

Beto Dois a Um é eleito presidente da Comissão de Educação no Parlamento estadual

Publicado em

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso foi oficialmente instalada na tarde desta terça-feira (9). Na ocasião também foram eleitos os novos presidente e vice-presidente, que conduzirão os trabalhos em 2024.

O deputado Beto Dois a Um (PSB) passa a responder pela presidência da comissão, ficando o ex-presidente, deputado Thiago Silva (MDB), com a vice-presidência. 

A comissão conta ainda com os deputados Fabio Tardin (PSB), Valdir Barranco (PT) e Dilmar Dal Bosco (União) como membros titulares e com Valmir Moretto (Republicanos), Doutor João (MDB), Júlio Campos (União), Paulo Araújo (Progressistas) e Sebastião Rezende (União), na condição de suplentes.

Em sua primeira declaração como presidente, Beto Dois a Um agradeceu o apoio dos colegas e parabenizou Thiago Silva pelos trabalhos desenvolvidos à frente da comissão em 2023. Em seguida, comprometeu-se a atuar em prol da melhoria das quatro áreas contempladas pela comissão.

“Esta é uma das comissões mais importantes da Casa e também uma das mais importantes para a minha formação política. Então, eu estou muito feliz, muito grato e me sinto preparado e amparado pelos colegas. Não tenho dúvidas que nós vamos estar como estivemos em 2023, lado a lado, para os debates que se fizerem necessários, tanto com as mensagens que vierem do governo, com os projetos de lei dos colegas deputados e dos outros poderes, para que possamos fortalecer a política pública e educacional, de cultura, de esporte, de ciência e tecnologia no estado”, declarou o parlamentar, que já atuou como secretário de Cultura, Esporte e Lazer do Poder Executivo.

Leia Também:  Governador de Mato Grosso recebe Comenda Filinto Müller da ALMT

O ex-presidente e atual vice-presidente da comissão, Thiago Silva, apresentou um breve resumo dos esforços empreendidos durante o ano de 2023 “para tornar o estado de Mato Grosso referência não apenas no agro, mas também na educação”.

“Nestes momentos de pós-pandemia nós tivemos grandes desafios, preocupados em melhorar os índices educacionais do estado de Mato Grosso. Por meio do trabalho da comissão, juntamente com o Governo do Estado, nós conseguimos avanços significativos, tanto na área pedagógica, quanto na área estrutural das nossas escolas. Várias escolas foram reformadas, outras estão em construção, e o objetivo é que seja dado prosseguimento ao trabalho que foi iniciado em 2023, sempre priorizando a qualidade do ensino”, afirmou.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Wilson Santos quer apoio aos municípios e rigor na aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026 da educação infantil

Published

on

Após promover audiência pública para debater a aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026, que reconhece os profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, nesta quarta-feira (24), em sessão plenária, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 3/2026 com o objetivo de assegurar a efetivação dos direitos garantidos pela nova legislação em Mato Grosso.

A matéria proposta estabelece que os municípios deverão promover o devido enquadramento desses profissionais na carreira do magistério. Caso a legislação não seja cumprida, quando estiver em vigor, as contas anuais das prefeituras poderão ser reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). “Uma luta de décadas e temos que reconhecer todos os profissionais, independente da denominação, mas que atuam como professores na educação infantil, que deverão ser enquadrados como professores da rede municipal. O município que não o fizer, o Tribunal de Contas do Estado deverá reprovar as contas do prefeito. Essa será uma das penalidades com o descumprimento da lei quando estiver em vigor”, explicou o parlamentar.

Leia Também:  Mais 100 pessoas recebem homenagem do Parlamento mato-grossense

Além da PEC, o parlamentar apresentou ao Governo de Mato Grosso a Indicação nº 2.009/2026, propondo a criação do Programa Estadual de Apoio à Adequação dos Planos de Carreira da Educação Infantil. A iniciativa pretende oferecer suporte técnico aos municípios para a implementação da legislação federal, por meio de orientações, modelos normativos, capacitações e acompanhamento institucional, garantindo segurança jurídica e uniformidade na aplicação da norma.

Legislação – A Lei Federal nº 15.326/2026 alterou a Lei nº 11.738/2008, que institui o Piso Nacional do Magistério, e a Lei nº 9.394/1996, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assegurando o reconhecimento dos profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica.

Com a mudança, passam a ser considerados profissionais do magistério aqueles que exercem atividades de docência ou de suporte pedagógico na educação infantil, desde que possuam formação em magistério ou curso superior e tenham ingressado por concurso público.

A legislação também beneficia trabalhadores que, em diversos municípios, ainda ocupam cargos com nomenclaturas como educador infantil, agente de desenvolvimento infantil, monitor, recreador e outras denominações equivalentes. Na prática, esses profissionais passam a ter direito ao enquadramento na carreira do magistério, ao piso salarial nacional, aos planos de carreira e às demais garantias previstas em lei.

Leia Também:  Secretaria de Assistência e Educação atuam  juntas no combate ao trabalho infantil

Apesar da vigência da norma federal, a Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Mato Grosso (FESSPMEMT) alertou, durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, que diversos municípios mato-grossenses ainda resistem à adequação da legislação. Segundo a entidade, a demora na implementação tem provocado insegurança jurídica, divergências administrativas e prejuízos aos profissionais da educação infantil.

A expectativa de Wilson Santos é de que as medidas legislativas propostas acelerem a adequação dos municípios, assegurando o cumprimento da legislação federal e a valorização dos profissionais que atuam na educação infantil em Mato Grosso.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

Cuiabá

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA