MATO GROSSO

Nas entrega de casa do SER Família Habitação em Alto Araguaia, primeira-dama de MT se emociona ao ver projeto concretizado

Publicado em

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, idealizadora do programa SER Família Habitação, participou nesta segunda-feira (01.07) da cerimônia oficial de entrega de 50 unidades habitacionais da modalidade faixa 0 no residencial SER Família Habitação em Alto Araguaia, no Bairro Vista do Araguaia. Recepcionada pelo prefeito Gustavo Melo e pela primeira-dama do município, Priscila Dourado e demais autoridades, Virginia Mendes, em seu discurso, falou da alegria de estar no município para as entregas. As famílias contempladas são de extrema vulnerabilidade, conforme previsto no projeto.

“É uma honra estar aqui entregando essas casas, estou muito feliz. Esse era um sonho que eu tinha. Esse projeto não estava previsto nas ações do governo, mas eu conversei com o governador sobre o quanto era importante”, contou Virginia Mendes.

Acompanhada do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo de Oliveira, e da secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), cel. Grasi Bugalho, a primeira-dama do Estado agradeceu ao Governo do Estadual e aos secretários pela parceria na realização de mais um sonho.

“Agradeço de coração ao governador por acreditar neste programa; ao secretário Marcelo da Sinfra por se dedicar junto com sua equipe; e à secretária Grasi da Setas. Com todos os esforços conseguimos tirar esse sonho do papel. De maneira especial agradeço à primeira-dama Priscila e ao prefeito Gustavo e também ao deputado Max Russi, nosso parceiro no social que acompanhou essa conquista de perto. Deus abençoe a todos”, agradeceu a primeira-dama de MT.

Para a primeira-dama de Alto Araguaia, Priscila, esse dia ficará marcado pela realização e emoção. “Não tem como não se emocionar, porque são quase oito anos de espera, de caminhos longos e difíceis pra gente conseguir chegar até aqui. De maneira especial quero agradecer à primeira-dama Virginia por tudo o que ela tem feito”, agradeceu Priscila.

“Em 2020 nós fomos o primeiro município a buscar o projeto com a primeira-dama Virginia Mendes, e a senhora nos ouviu com toda atenção e aqui está o resultado”, concluiu a primeira-dama do município.

No município foram investidos R$ 5,9 milhões do Governo do Estado, por meio da Setasc e convênio celebrado por meio da Sinfra. Ao todo, 79 municípios aderiram ao programa. Destes, 26 estão com obras em andamento. Alto Araguaia é o segundo município a concluir as obras. O primeiro foi Novo São Joaquim no final do ano passado. Até o momento, o Governo do Estado já repassou R$ 292 milhões aos municípios.

“Alto Araguaia foi transformado pelo programa SER Família. Não é somente infraestrutura, mas é mudar a vida das pessoas dando a elas oportunidades, e esse governo com a habilidade da nossa primeira-dama de Estado no social mostrou que isso é possível”, reconheceu o prefeito, Gustavo Melo.

O secretário de Estado de Infraestrutura destacou o modelo de seleção das famílias araguaienses. “Aqui estão sendo entregues casas para quem realmente precisa, aqui não foi feito sorteio, aqui foi realizada pesquisa para identificar as famílias que de fato cumprem os requisitos do programa. Esse governo traz dignidade para a população, e no social, com o trabalho incansável da primeira-dama Virginia Mendes, podemos perceber essa transformação”, disse Marcelo Padeiro.

Em pouco mais de cinco anos, o Governo do Estado investiu em programas sociais idealizados pela primeira-dama Virginia Mendes e gerenciados pela Setasc mais de R$ 9 milhões.

Leia Também:  Policiais de Alta Floresta têm trabalho reconhecido com entrega de medalhas

Além das casas, também foram entregues 550 escrituras de família do loteamento Vista do Araguaia e medalhas aos alunos do projeto Bombeiros do Futuro, momento em que a primeira-dama do Estado foi convidada pelo comandante do Corpo de Bombeiros, ten.cel. Ednaldo Fernando para ser Madrinha do projeto. A primeira-dama Virginia Mendes também recebeu o Título de Cidadã Araguaiense oferecido pelo vereador Marilzan Nunes, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.

Participaram da cerimônia a presidente da Câmara de Alto Araguaia, vereadora Mariana Souza;o secretário adjunto do Gabinete Militar, ten. cel. Turbino; o comandante do 2º Comando Regional de Bombeiros Militar, ten.cel. Ednaldo Fernando; o comandante do 15º Batalhão de PM, ten. cel. Willyan Becker; o delegado de Polícia Civil, dr. Marcos Paulo Batista; secretários municipais; vereadores; pastor Célio Rodrigues da Igreja Presbiteriana Renovada; e demais autoridades.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Pontes de concreto substituem estruturas precárias de madeira em todas as regiões de Mato Grosso

Published

on

O Governo de Mato Grosso executa um programa de substituição de pontes de madeira e eliminação de balsas em todo o Estado. O objetivo é superar obstáculos para o desenvolvimento da infraestrutura mato-grossense e garantir que pessoas, mercadorias e serviços essenciais possam circular com segurança durante todo o ano.

Desde 2019, o Governo do Estado já entregou 300 pontes de concreto em diferentes regiões de Mato Grosso. Outras 120 estruturas estão em construção. As novas pontes oferecem mais segurança aos usuários, suportam cargas maiores e são uma solução definitiva para a travessia de rios.

Além disso, até o fim de 2026, o Governo também vai chegar a 1.200 pequenas pontes de madeiras substituídas por aduelas de concreto ou bueiros metálicos, acabando com pontos críticos que frequentemente causavam interrupções no tráfego em estradas estaduais e municipais.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, lembra que as pontes de madeira sempre foram um obstáculo para o desenvolvimento de Mato Grosso. Elas exigem manutenção constante, apresentam restrições de carga e muitas vezes precisavam ser interditadas quando apresentavam problemas.

Leia Também:  Conselho de Habitação será reativado

“Quando uma ponte de madeira caí, o trânsito é completamente interrompido. Em muitos municípios isso significa o isolamento de uma população inteira. Com as pontes de concreto o trânsito passa a ser permanente e confiável. Por isso, sempre digo que a construção de pontes de concreto é o maior programa e o maior legado do Governo de Mato Grosso”, disse.

Além de garantir que as pessoas possam trabalhar, estudar e continuar suas atividades, a construção de pontes de concreto também fortalece a logística do Estado, permitindo previsibilidade no escoamento da produção.

Entre as obras de destaque está a construção de uma ponte de 1.410 metros de extensão sobre o Rio Juruena. Essa ponte, no caso, vai substituir uma balsa que atualmente faz a travessia do rio em viagens de aproximadamente uma hora.

“Atualmente há uma balsa nesse Rio que leva quase duas horas para ir e voltar, levando um caminhão por vez. Essa balsa para de funcionar quando escurece e só volta no dia seguinte. Quando a ponte for entregue, todo esse percurso vai durar poucos minutos. Será um ganho logístico enorme para toda a região”, explicou o secretário.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre 50 ordens judiciais contra facção envolvida em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Rondonópolis

Outro exemplo está na rodovia MT-060, a Transpantaneira, onde o governo já substituiu 47 pontes de madeira, seja por pontes de concreto ou por aduelas. Outras 41 estão ou em obras, ou em processo de licitação para a troca, o que vai acabar com todas as pontes de madeira da rodovia.

“Estamos substituindo estruturas que durante décadas limitaram o desenvolvimento de muitas regiões. As pontes de concreto, as aduelas e os bueiros metálicos garantem segurança, reduzem custos de manutenção e criam uma malha viária mais moderna e preparada para o crescimento de Mato Grosso”, concluiu o secretário.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

Cuiabá

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA