Lucas do Rio Verde

Projetos de robótica e ciência fortalecem aprendizado e protagonismo dos alunos da rede municipal

Publicado em

Na tarde desta quarta-feira (12), alunos das escolas municipais Vinicíus de Moraes e Profº Marcelino E. Dutra participaram do Campeonato Escolar de Robótica, realizado na Escola Municipal Vinícius de Moraes. O evento também foi marcado pela premiação de duas alunas que conquistaram o 1º lugar na 17ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Hoje é um dia para celebrar tudo o que construímos dentro da sala de robótica. É um momento de aprendizado, integração e troca entre as equipes. Também tivemos a oportunidade de compartilhar com a comunidade escolar o trabalho desenvolvido com as crianças — promovendo autonomia, raciocínio para resolução de problemas e o aprendizado da linguagem de programação, além da criação dos próprios robôs”, destacou a professora Kátia Mundim.

Seguindo as mesmas regras da Olimpíada Brasileira de Robótica, os alunos programaram os robôs que construíram para percorrer um circuito com obstáculos, simulando um local de acidente inacessível aos humanos. No percurso, os robôs deveriam resgatar as “vítimas” — bolinhas de isopor — e separá-las entre vivas (pratas) e mortas (pretas).

Leia Também:  Pesquisa de opinião sobre os serviços públicos da cidade segue até 31 de julho

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)

“Foi muito legal participar do campeonato! Eu estava muito nervoso, mas, com a ajuda dos meus amigos, consegui superar todas as dificuldades. É muito gratificante e surpreendente para nossa equipe conquistar o primeiro lugar. Hoje aprendemos o valor do respeito, da empatia e de ajudar quem precisa”, relatou o aluno e integrante da equipe PMED, Paulo Teixeira.

A tarde também foi marcada pela premiação das alunas da Escola Municipal Olavo Bilac, Laryssa Marcone e Isabelly Barros, que conquistaram o 1º lugar na categoria de Ciências do Ensino Fundamental na 17ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

As estudantes participaram do evento com o projeto “Evitando Ruídos” e foram presentadas com um celular como reconhecimento pela conquista. Além disso, uma das alunas foi contemplada com uma Bolsa de Iniciação Científica, concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

“O nosso projeto ‘Evitando Ruído’ foi criado para ajudar alunos autistas que se incomodam com sons altos. Quando o volume ultrapassa o limite programado, uma luz acende para sinalizar o desconforto. É muito gratificante receber esse prêmio e poder incentivar outros jovens a conhecerem a área da tecnologia, que proporciona muitas experiências e aprendizados”, contou emocionada a aluna Laryssa Marcone.

Leia Também:  Sala do Empreendedor de Lucas do Rio Verde recebe Selo Ouro por referência em atendimento

A participação e o destaque dos estudantes mostram que investir em projetos de robótica e iniciação científica é investir no futuro. As experiências vividas fortalecem o aprendizado e inspiram novas gerações a explorarem o universo da tecnologia e da inovação.

Confira os resultados da competição:

1º Lugar – Equipe PMED (Escola Prof° Marcelino E. Dutra)
2º Lugar – Equipe Mega Gênias (Escola Vinícius de Moraes)
3º Lugar – Equipe EstroGênias (Escola Vinícius de Moraes)

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde

Published

on

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na noite deste domingo (28), a Corrida do Meio Ambiente, encerrando a programação especial do mês dedicado à conscientização ambiental.

Com largada às 18h30, em frente à Fundação Rio Verde, a prova de 5 quilômetros trouxe uma proposta diferente das edições tradicionais, reunindo mais de 1.300 atletas inscritos. O horário noturno proporcionou uma experiência inédita aos participantes, que percorreram o trajeto iluminando o percurso com lanternas de cabeça, tornando o evento ainda mais especial.

Além do incentivo à prática esportiva, a corrida reforçou o compromisso do município com a sustentabilidade. Toda a estrutura foi planejada para reduzir os impactos ambientais, com diversos contentores distribuídos estrategicamente ao longo do percurso e na arena do evento, garantindo o descarte correto dos resíduos e contribuindo para que o espaço permanecesse limpo e organizado durante toda a programação.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, destacou que a preocupação ambiental esteve presente em todos os detalhes da organização.

Leia Também:  Segunda edição da Feirinha Cuiabana acontece neste sábado (11)

“A proposta da Corrida do Meio Ambiente vai muito além da atividade física. Ela também desperta a consciência sobre o cuidado com os espaços públicos e com o meio ambiente, mostrando que grandes eventos podem ser realizados de forma responsável.”

Entre os participantes estava o atleta Adilson de Castro, de 52 anos, morador de Cuiabá, que fez questão de prestigiar a prova em Lucas do Rio Verde. Com uma carreira marcada por competições internacionais, ele relembrou a ligação especial que possui com o município.

“Eu amo Lucas. Foi aqui que eu ganhei meu primeiro tênis e hoje eu corro, treino e sei que fiz uma boa prova. Já estive em 17 países, participei de Paralimpíadas, Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo de Atletismo e competi em arenas na China, Grécia e Londres. Eu amo fazer isso aqui.”

A corredora Nataly também comemorou a experiência inédita da prova noturna.

“Era uma corrida muito esperada. Correr à noite, usando lanterna na cabeça, foi uma experiência diferente e muito divertida. Estou muito feliz por participar e ainda mais porque meu marido veio me assistir correr.”

Leia Também:  Campanha Abril Laranja é lançada em Lucas do Rio Verde

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, André de Matto, esta foi a sexta corrida promovida pelo município somente neste ano, reforçando o compromisso da gestão em incentivar hábitos saudáveis e ampliar a participação da população nas atividades esportivas.

“Esta é a sexta corrida realizada neste ano e buscamos inovar trazendo uma prova no período noturno. Ficamos muito felizes em ver tantas pessoas cuidando da saúde, reunindo famílias e vivendo o esporte. Esse é o nosso objetivo: proporcionar qualidade de vida e incentivar cada vez mais a prática esportiva.”

Confira o resultado – https://old.agitoesportes.com.br//racetagpro/#/corrida-do-meio-ambiente-2026

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

Cuiabá

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA