Diamantino

Cinema Social reúne centenas de pessoas nas praças de Diamantino

Publicado em

Aconteceu nesta terça e quarta-feira (23 e 24.05) o Cinema Social que reuniu centenas de pessoas nas Praças Benedito Bruno e Belbray Cristofolli. A ação foi promovida pela Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania.

A ação ocorreu em alusão ao “Maio Laranja”, e teve como objetivo mobilizar a população sobre a importância de denunciar casos de abuso e exploração infantil. Sendo assim, no mês de maio as ações são intensificadas para que mais pessoas possam ser alcançadas, bem como para que as crianças possam ter noção caso seja vítima de abuso ou exploração.

O filme exibido no primeiro dia foi o “O Mágico de Oz”, antes do longa-metragem inspirada na obra literária infanto-juvenil de L.Frank Baum, aconteceu uma palestra de forma mais lúdica para que as crianças e adolescentes entendam a mensagem e a importância da denúncia.

Já no segundo dia foi exibido o filme “Ursinho Pooh”, antes da exibição também foi realizada uma palestra de forma lúdica para que as crianças entendam a mensagem.

Leia Também:  Diamantino recebe Selo FNAS 2025 por boa gestão dos recursos da assistência social

O coordenador da Assistência Social de Diamantino, Lucas Gabriel, falou sobre a ação nos dois dias e reforçou o papel importante de falar sobre o assunto com à população.

“Estamos trazendo o Cinema Social com objetivo principal de quebrar o tabu que ainda existe na comunidade em falar sobre abuso e exploração de crianças e adolescentes, portanto, buscamos com a ação unir as pessoas em prol desse objetivo, as pessoas participando desse momento e a certeza de que estamos fazendo a diferença para garantir o futuro seguro para essas crianças e adolescentes”, destacou Lucas.

Ao todo, foram distribuídos 1.600 algodões doces e 1.000 saquinhos de pipoca.

A psicóloga do Centro de Referência Especial de Assistência Social (Creas) de Diamantino, Nayara Rodrigues, destacou o papel importante da família e a conversa sobre o assunto.

“É importante que os pais possam conversar com seus filhos de uma forma clara que as crianças possam entender a questão de quais partes do corpo podem ser tocadas, e quais não podem. E o Cinema Social vem para reunir as crianças e família no mesmo lugar para falar sobre o tema”, pontuou a psicóloga do Creas.

Leia Também:  Assistência Social: Idosos dos CRAS aproveitam manhã de lazer com cinema itinerante

Além disso, fazem parte da ação o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).

Meios para denunciar
Qualquer pessoa que suspeitar que uma criança ou adolescente esteja sofrendo abuso ou exploração sexual, podem denunciar, de forma anônima, pelo DISQUE 100, que funciona 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados. Ou ainda pode acionar a Polícia Militar pelo telefone 190.

Além disso, outros canais podem ser acionados em Diamantino para realizar a denúncia: Centro de Referência Especial de Assistência Social (Creas), por meio do número (65) 99279-0484 ou o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), telefone (65) 3337-1823.

Outra opção de denúncia é o Conselho Tutelar, pelo telefone (65) 3336-2867 ou (65) 99277-8639.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Diamantino

Prefeito Chico Mendes assina convênios de mais de R$ 17 milhões para fortalecer a educação em Diamantino

Published

on

O prefeito Chico Mendes assinou, durante o Encontro de Prefeitos do Alto Rio Paraguai, dois convênios que garantem R$17.343.652,59 em investimentos para a educação de Diamantino. Os recursos serão destinados à reforma da Escola Municipal Décio Furigo e à construção da nova Escola Municipal Nilce Maria de Magalhães, ampliando a infraestrutura da rede municipal de ensino.

Do valor total anunciado pelo Governo do Estado, R$15.889.957,02 serão investidos na construção da Escola Municipal Nilce Maria de Magalhães, que contará com 12 salas de aula, banheiros convencionais e infantis, além de dependências administrativas.

Já a Escola Municipal Décio Furigo receberá R$1.453.695,57 para a execução da reforma da unidade, com o objetivo de proporcionar mais conforto, segurança e melhores condições para a comunidade escolar.

O prefeito Chico Mendes destacou que os investimentos representam mais um importante avanço para a educação do município e são resultado da parceria entre o governo municipal e o Governo do Estado.

“A educação é uma das nossas prioridades. Esses investimentos representam um compromisso com o futuro das nossas crianças e jovens. Estamos garantindo uma nova escola moderna e a reforma de uma unidade importante para oferecer mais qualidade no ensino e melhores condições para toda a comunidade escolar.”

Os convênios foram formalizados junto à Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), com a assinatura do governador em exercício, Otaviano Pivetta, da secretária de Estado de Educação, Flávia Emmanuelle de Souza Soares, do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho Júnior, e do prefeito Chico Mendes.

Leia Também:  Diamantino recebe Selo FNAS 2025 por boa gestão dos recursos da assistência social

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

Cuiabá

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA