CUIABÁ

Michelly Alencar cobra Prefeitura de Cuiabá e pede adesão ao programa Vigia Mais MT

Publicado em

Mato Grosso caminha para se tornar o Estado mais monitorado da América Latina e o primeiro Estado com 100% de monitoramento
A vereadora Michelly Alencar (União Brasil) cobrou que a Prefeitura de Cuiabá faça a adesão ao programa Vigia Mais MT, do Governo de Mato Grosso, projeto que prevê a instalação de quase 4600 câmeras de segurança somente na Capital.
A parlamentar revelou que, em reunião com a Secretaria Municipal de Educação e com a Ordem Pública para falar sobre a segurança nas escolas no mês passado, questionou se fariam a adesão ao programa e recebeu uma resposta afirmativa.
“Eles disseram que iam aderir, mas até agora isso não foi feito. Então, esse é o nosso questionamento: estão esperando o quê para fazer a adesão a esse programa? Até porque, nós temos uma fala muito ruim, dizendo que o Estado vira as costas para Cuiabá e isso não é verdade, é o momento agora de mostrar isso. Está disponível, vamos usufruir desse programa”, afirmou.
Michelly Alencar afirmou que o programa Vigia Mais MT é ousado e inovador e destacou a facilidade para que as prefeituras e associações façam a adesão ao projeto, sendo necessário apenas o preenchimento dos dados em um formulário e envio da documentação necessária para análise da Sesp.
Como uma forma de ajudar na apresentação do projeto para os vereadores da Capital, a parlamentar convidou o superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), delegado Cláudio Alvarez Sant’Ana, e o assessor técnico da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), tenente BM Leandro Alves, para expor o programa e tirar dúvidas dos representantes do legislativo municipal.
O delegado Cláudio Sant’Ana afirmou que, ao todo, 15 mil câmeras digitais de alta tecnologia, com investimento de R$ 30 milhões, estão previstas para serem instaladas nos 141 municípios do Estado. Para Cuiabá, há a previsão de instalação de quase 4600 câmeras. O projeto, idealizado pelo governador Mauro Mendes, visa criar uma muralha digital para monitorar 24 horas todos os municípios na palma da mão, através de um aplicativo de celular.
“Até o momento, 75 municípios de Mato Grosso já aderiram ao programa. O projeto é idealizado para prefeituras, porém, é possível também que associações de bairro façam o cadastramento no projeto. Quem tiver uma associação de bairro, um CNPJ, pode ir até a Sesp e fazer adesão ao programa. Nós estamos buscando junto aos municípios, junto às associações e é muito importante nossa vinda aqui nesta Casa de Leis para expor o projeto aos vereadores e à população”, disse o delegado.
O monitoramento dessas câmeras será realizado pela Sesp, através do Ciosp, em todos os municípios, além do monitoramento local das polícias Civil e Militar e demais gestores autorizados e com acesso ao aplicativo por meio de senha disponibilizada pelas equipes da secretaria.
As prefeituras e associações não precisarão entrar com nenhuma contrapartida financeira para a retirada das câmeras e equipamentos, que serão fornecidos pelo Governo do Estado, ficando o ente cooperado responsável apenas pela instalação e manutenção das câmeras. Segundo o delegado, as câmeras são da marca Intelbras e possuem garantia de 3 anos.
“Estragou uma câmera, o Ciosp realiza a troca durante 3 anos. Nós temos câmeras como essa em Cuiabá desde 2008 e não dá defeito, são câmeras de segurança diferentes das câmeras da nossa casa, são câmeras resistentes. Além disso, são câmeras inteligentes, mas que não vão substituir os policiais. Nós estamos trazendo a inteligência artificial e a tecnologia para auxiliar o policial que está na ponta”, destacou.
Para Michelly, a presença da equipe da Sesp para apresentar o programa na Câmara é uma forma de levar uma informação precisa para que os vereadores possam defender a implementação de um projeto tão relevante como o Vigia Mais MT em Cuiabá.
“É um programa moderno e, com muita coragem, o governador e a Secretaria de Segurança Pública lançaram o projeto, as prefeituras já estão fazendo a adesão, e é extremamente importante para aquilo que a gente espera e que a gente deseja para a nossa população: segurança. Quero parabenizar o governador Mauro Mendes e o secretário de Segurança, coronel Roveri, por esse projeto importantíssimo para nosso Estado”, finalizou.

Da Assessoria

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Secretária de Educação faz balanço das ações implantadas na rede para garantir mais segurança para a comunidade escolar

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.

A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.

O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.

Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.

A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.

Leia Também:  Linhas do transporte escolar estão operando normalmente em Cuiabá

A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.

A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

Cuiabá

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA