MATO GROSSO

Sema divulgará primeiras propriedades selecionadas para participar do Juntos pelo Araguaia na próxima quarta-feira (10)

Publicado em

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) lançará o primeiro lote do programa Juntos pelo Araguaia (JPA) em Mato Grosso, no dia 10 de abril, em  Barra do Garças (a 511 km de Cuiabá)l, durante a “1ª Conexão Juntos pelo Araguaia”. No evento serão apresentadas as propriedades selecionadas para receber apoio do programa.

Considerada a maior iniciativa de recuperação de bacias hidrográficas do mundo, o objetivo central do programa é a revitalização da bacia hidrográfica do Rio Araguaia, com a restauração de 10 mil hectares no bioma Cerrado, sendo cinco mil em Mato Grosso e cinco mil em Goiás.

“O Juntos pelo Araguaia é um projeto realizado no coração do Brasil, que, mais do que restaurar o meio ambiente nas propriedades privadas, leva ao produtor conhecimento sobre a melhor prática a ser aplicada no imóvel, incluindo como ele lida com a natureza e com a mudança do uso da terra”, afirmou a secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), Mauren Lazzaretti.

Leia Também:  Após fim de relacionamento, Arthur Aguiar e Jheny Santucci vão juntos em consulta: ‘

“O Governo do Estado, em um projeto inovador, está oferecendo apoio direto aos produtores. O evento será uma oportunidade única para que possam conhecer todos os detalhes e saber como aderir e receber apoio do programa”, completou.

Entre as ações realizadas pela iniciativa, estão projetos de recomposição florestal, conservação do solo e água, enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas, bem como a promoção da mudança de cultura sobre práticas sustentáveis de ocupação do território. O projeto prevê que pequenos e médios produtores atuem diretamente na recuperação das áreas degradadas já declaradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Inscreva-se aqui para participar do lançamento.

Juntos pelo Araguaia

O programa foi lançado em 2019 pelos governos federal e estaduais de Mato Grosso e Goiás. Na primeira etapa, é executado em 16 municípios goianos e 12 mato-grossenses. Em Mato Grosso, as cidades impactadas são: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Barra do Garças, General Carneiro, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Tesouro, Torixoréu.

Leia Também:  Comarca de São Félix do Araguaia promove ações para consolidar Justiça Restaurativa no município

Saiba mais sobre o JPA.

Serviço | 1ª Conexão Juntos pelo Araguaia

Data: 10/04/2024 (Quarta-feira)
Horário: 13h
Local: Olimpo Eventos – MT100, 6km à direita. Rua 13, Bairro Recreio das Águas Quentes, Barra do Garças.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM conquista 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” durante o 2º Conesv

Published

on

A equipe de Salvamento Veicular do 2º Comando Regional Bombeiro Militar (2º CRBM), representante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” do Desafio Nacional de Salvamento Veicular, realizado durante o 2º Congresso Nacional de Emergências e Segurança Viária (Conesv), entre os dias 24 e 26 de junho, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.

O Conesv reuniu bombeiros militares, profissionais da saúde, integrantes das forças de segurança e especialistas de diversas regiões do país para promover a atualização técnica, o intercâmbio de conhecimentos e o aperfeiçoamento dos protocolos de atendimento às vítimas de acidentes.

Um dos destaques da programação foi o Desafio Nacional de Salvamento Veicular, competição que simula ocorrências reais de alta complexidade e avalia as equipes conforme padrões internacionais. Entre os critérios analisados estão a segurança das operações, a aplicação das técnicas de resgate, o gerenciamento da cena, o trabalho em equipe e o atendimento às vítimas.

Representando o CBMMT, a equipe do 2º CRBM, formada por militares de Rondonópolis, Primavera do Leste e Jaciara, competiu ao lado de equipes de diferentes estados brasileiros e conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento”.

Leia Também:  Comarca de São Félix do Araguaia promove ações para consolidar Justiça Restaurativa no município

O comandante da equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM, sargento BM John Weslley Oliveira da Silva, destacou que a participação no Conesv e no Desafio Nacional representou uma importante oportunidade de aperfeiçoamento técnico e de crescimento profissional para os militares.

” Nós tivemos a grata satisfação de participar do 2º Conesv, um evento que trouxe técnicas, equipamentos e muito conhecimento para todos nós. Dentro do Conesv, também pudemos participar do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e conquistamos a 4ª colocação na modalidade Em Desenvolvimento. Esse pódio nos deu mais confiança e aprendizado para que nossa equipe possa avançar e, nos futuros desafios, conquistar colocações melhores”, afirmou.

Segundo o militar, a equipe iniciou sua preparação ainda na competição estadual realizada em Tangará da Serra e seguirá se preparando para os próximos desafios.

“Pudemos nos preparar a partir do desafio estadual que teve em Tangará da Serra, onde ficamos na 3ª colocação geral. Então, a nossa equipe segue forte e firme e estará se preparando muito mais para poder representar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso”, finalizou.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros e Ciopaer auxiliam no transporte aéreo de vítima de grave acidente em MT

Além da competição, o Conesv proporcionou a troca de experiências entre profissionais de diferentes instituições e estados, contribuindo para a padronização de procedimentos e o fortalecimento das ações de resposta às ocorrências de trânsito.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

Cuiabá

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA