Sinop

1º Encontro de Diálogos sobre Migração de Sinop finaliza com orientações e debates sobre políticas públicas

Publicado em

O I Encontro de Diálogos sobre Migração de Sinop, com a temática “A Questão do Migrante, uma questão de Direitos Humanos”, encerrou nesta quarta-feira (17), com um treinamento profissionalizante ministrado pela equipe da Polícia Federal sobre acolhida, emissão de documentação para migrantes, carteira de trabalho e outras orientações. O evento, que iniciou na terça-feira (16), ocorreu na Câmara Municipal e contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre sociedade civil e representantes dos principais órgãos municipais, estaduais e federais que lidam diretamente com o público migrante.

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação decidiu trazer esse debate para o município com o objetivo de definir ações e políticas públicas de integração de vínculos sociais gerais, inserção no mercado de trabalho, garantia de acesso à saúde, educação, apoio psicossocial, adaptação linguística e sociocultural e ainda, capacitar os profissionais que atuam com esse público.

A Oficial de Projetos de Políticas Públicas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Laura Diaz, trouxe a palestra ‘Enfrentamento ao Trabalho Escravo e Infantil, Promoção do Trabalho Decente e Fluxos Migratório no Brasil e em Mato Grosso’, no primeiro dia de encontro. “As migrações são uma parte intrínseca da humanidade. Ao longo dos séculos pessoas têm se deslocado entre regiões e países em busca de uma vida melhor, de melhores condições de trabalho e de segurança. Tenho certeza que o evento é um marco importante na direção de construir um olhar qualificado, especializado, intersetorial e inclusivo para a questão da migração aqui no município de Sinop”, declarou, durante a abertura.

Leia Também:  Últimos jogos da 1ª fase da Copa Pasinha CDL de Futsal acontece essa semana

A Secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação e Primeira-dama, Scheila Pedroso, agradeceu a participação da sociedade durante o evento. Recebemos várias pessoas, de diversos setores da sociedade, sem dúvidas o primeiro encontro sobre a questão da migração em Sinop foi um sucesso, uma oportunidade de aprendizado para todos que participaram. A gestão municipal está comprometida em promover cada vez mais momentos como esse, porque sabemos que eles contribuem positivamente para o desenvolvimento social da cidade”, completou.

O coordenador do Centro de Referência de Assistência Social Menino Jesus, Anderson Dilkin, participou do evento e relatou que frequentemente a equipe do CRAS recebe pessoas estrangeiras em busca de orientações sobre diversos assuntos, para ele o encontro foi de suma importância. “Estreitar essas informações de como proceder, para onde encaminhar e quais os procedimentos a serem tomados pela equipe é de fundamental necessidade para que haja uma rede qualificada e capaz de atender os anseios dessa comunidade”, ressaltou.

Representantes do Centro de Acolhimento, Orientação e Proteção ao Adolescente (CAOPA) também participaram do encontro. “Para o CAOPA foi muito importante, nós participamos dos dois dias, com toda a equipe técnica. Vale destacar que já atendemos em nossa trajetória, mais de 10 famílias de migrantes, com predominância de haitianos, fizemos o acompanhamento e acabamos conhecendo um pouquinho mais dessa cultura e das dificuldades que a imigração causa. O encontro foi um momento muito rico para o CAOPA, aprendemos termos que não conhecíamos e também aonde procurar informações e quais são os caminhos que devemos seguir quando encontrarmos em nossa estrada algum imigrante. Agradecemos a Prefeitura Municipal pelo convite”, declarou o coordenador do Centro, Juliano Herbele.

Leia Também:  Inaugurado na região dos Vilas Centro de Convivência Dona Zezé: local ofertará várias atividades e serviços

Outra participante do encontro foi a coordenadora do CRAS Palmeiras, Priscila Fabiane dos Santos. “Acredito que esses encontros servem como espaços onde criamos possibilidades de diálogos capazes de transformar para melhor a situação social. Foram dois dias de evento que, com certeza, nos ajudou a pensar caminhos para apoiar tanto as famílias migrantes, quanto os profissionais da nossa área, que estão diante desses desafios diariamente”, detalhou.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Obra de duplicação da Rua Alberto Baranjak avança para fase final de preparação para asfaltamento em Sinop

Published

on

A Prefeitura de Sinop segue avançando com mais uma importante frente do maior pacote de pavimentação em execução no município. As obras de extensão e duplicação da Rua Alberto Baranjak, uma das 13 frentes contempladas pelo pacote de investimentos em infraestrutura urbana, entraram na fase final de preparação para receber a camada asfáltica.

Com extensão de 3,7 mil metros quadrados, a obra vai ampliar a ligação viária entre a Avenida dos Jacarandás e a Rua Colonizador Ênio Pipino, fortalecendo a mobilidade urbana e melhorando o fluxo de veículos em uma região estratégica da cidade.

Nesta etapa, os serviços de imprimação, processo de impermeabilização do solo que antecede a pavimentação asfáltica, já foram concluídos. Com isso, a obra avança para a próxima fase, que será a aplicação da camada asfáltica.

A duplicação da Rua Alberto Baranjak integra o pacote de obras lançado pela Prefeitura de Sinop, com investimento superior a R$ 38,2 milhões para a execução de mais de 120 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica em 13 pontos do município, totalizando mais de 15,2 quilômetros de vias urbanas.

Leia Também:  Segunda fase da Copa Marcelinho Boiadeiro inicia hoje (11) e promete disputas acirradas

O prefeito Roberto Dorner destaca que o avanço das obras representa mais um passo importante dentro do compromisso da gestão com o desenvolvimento urbano e a melhoria da infraestrutura da cidade. “Estamos acompanhando de perto o andamento dessas obras, que representam um grande investimento em mobilidade, infraestrutura e qualidade de vida para a população. A Rua Alberto Baranjak é um trecho estratégico, e essa melhoria vai trazer mais fluidez ao trânsito, mais segurança e melhores condições de deslocamento para todos”, destacou.

As obras seguem sob fiscalização e acompanhamento da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, garantindo que todas as etapas sejam executadas dentro dos padrões técnicos exigidos.

Além da Rua Alberto Baranjak, o pacote de investimentos contempla intervenções em outras regiões estratégicas de Sinop, incluindo Bom Jardim (parcial), Estrada Dalva (parcial), Avenida Joaquim Socreppa e Avenida Claudete (parcial), Comunidade Águas Claras, Maria Carolina I, Comunidade Adalgisa, Estrada Cláudia (parcial), Cidade Jardim III (parcial), Maria Carolina II, Rua dos Caxins, Estrada Áurea e Chácaras Planalto.

O pacote representa um dos maiores investimentos em infraestrutura viária já realizados no município e reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento urbano, a melhoria da mobilidade e a ampliação da qualidade de vida da população.

Leia Também:  1ª Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação terá o tema Sinop Inovadora e Sustentável

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

Cuiabá

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA