Lucas do Rio Verde

Saae orienta população sobre a importância de realizar limpeza na caixa d’água

Publicado em

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) orienta toda a população a realizar limpezas em suas caixas d‘água, com mais atenção depois do período de chuvas. As desinfecções da caixa d’água devem ser realizadas a cada seis meses.

A água distribuída pelo Saae de Lucas do Rio Verde passa por um processo de purificação nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) até chegar às casas dos luverdenses.

Geralmente, essa água fica armazenada no reservatório (caixa d’água) e é utilizada para higiene pessoal, preparo de alimentos, limpeza, lavagem de roupas e demais necessidades.

“A falta de higienização da caixa d’água pode ocasionar diversos problemas como entupimentos e alteração da turbidez devido aos detritos acumulados no fundo. Consequentemente, a água sai com a cor escura. Surgem também algas que podem liberar toxinas e até mesmo o acúmulo de bactérias e protozoários que provocam sérios problemas de saúde para quem consumir essa água”, afirma, Sabrina Endler, técnica química da autarquia.

Leia Também:  Natal da Esperança é lançado e encanta famílias em Lucas do Rio Verde

Já para evitar vazamento, é indicado a instalação de uma bóia que fecha a saída de água quando a caixa está cheia, onde devem permanecer tampadas e bem vedadas para evitar contaminação externa e proliferação de mosquitos.

Caso haja vazamentos nas ruas e calçadas, o Saae deve ser acionado pelo telefone (65) 3549-7700 ou via WhatsApp, no número (65) 9339-1836.

Como limpar a caixa d’água:
● Feche o registro de água;
● Esvazie a caixa, mas mantenha cerca de um palmo de água dentro do reservatório, para ser usada na limpeza;
● Feche o registro de saída para que a sujeira não contamine a tubulação e os pontos de consumo;
● Utilize uma escova para limpar o fundo e as paredes internas do reservatório;
● Retire a água que sobrou e faça a sanitização: 5 L de água potável + 1 L de água sanitária para a caixa de 1.000 L;
● Deixe esta mistura na caixa por 30 minutos para desinfecção, com o uso de um pano, passe a solução nas paredes internas da caixa;
● Abra o registro de saída para sanitizar a tubulação. É importante deixar toda a água escorrer, a caixa deve ficar vazia;
● Abra o registro de entrada para encher a caixa d’água e assegure que ela esteja bem travada.

Leia Também:  Danças urbanas ganham força com capacitação realizada em Lucas do Rio Verde

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde

Published

on

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na noite deste domingo (28), a Corrida do Meio Ambiente, encerrando a programação especial do mês dedicado à conscientização ambiental.

Com largada às 18h30, em frente à Fundação Rio Verde, a prova de 5 quilômetros trouxe uma proposta diferente das edições tradicionais, reunindo mais de 1.300 atletas inscritos. O horário noturno proporcionou uma experiência inédita aos participantes, que percorreram o trajeto iluminando o percurso com lanternas de cabeça, tornando o evento ainda mais especial.

Além do incentivo à prática esportiva, a corrida reforçou o compromisso do município com a sustentabilidade. Toda a estrutura foi planejada para reduzir os impactos ambientais, com diversos contentores distribuídos estrategicamente ao longo do percurso e na arena do evento, garantindo o descarte correto dos resíduos e contribuindo para que o espaço permanecesse limpo e organizado durante toda a programação.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, destacou que a preocupação ambiental esteve presente em todos os detalhes da organização.

Leia Também:  Avanço na saúde: Hospital São Lucas inaugura ala Hemodinâmica

“A proposta da Corrida do Meio Ambiente vai muito além da atividade física. Ela também desperta a consciência sobre o cuidado com os espaços públicos e com o meio ambiente, mostrando que grandes eventos podem ser realizados de forma responsável.”

Entre os participantes estava o atleta Adilson de Castro, de 52 anos, morador de Cuiabá, que fez questão de prestigiar a prova em Lucas do Rio Verde. Com uma carreira marcada por competições internacionais, ele relembrou a ligação especial que possui com o município.

“Eu amo Lucas. Foi aqui que eu ganhei meu primeiro tênis e hoje eu corro, treino e sei que fiz uma boa prova. Já estive em 17 países, participei de Paralimpíadas, Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo de Atletismo e competi em arenas na China, Grécia e Londres. Eu amo fazer isso aqui.”

A corredora Nataly também comemorou a experiência inédita da prova noturna.

“Era uma corrida muito esperada. Correr à noite, usando lanterna na cabeça, foi uma experiência diferente e muito divertida. Estou muito feliz por participar e ainda mais porque meu marido veio me assistir correr.”

Leia Também:  Cerca de 100 gestores da Atenção Primária de Mato Grosso participam de oficina sobre Saúde do Idoso

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, André de Matto, esta foi a sexta corrida promovida pelo município somente neste ano, reforçando o compromisso da gestão em incentivar hábitos saudáveis e ampliar a participação da população nas atividades esportivas.

“Esta é a sexta corrida realizada neste ano e buscamos inovar trazendo uma prova no período noturno. Ficamos muito felizes em ver tantas pessoas cuidando da saúde, reunindo famílias e vivendo o esporte. Esse é o nosso objetivo: proporcionar qualidade de vida e incentivar cada vez mais a prática esportiva.”

Confira o resultado – https://old.agitoesportes.com.br//racetagpro/#/corrida-do-meio-ambiente-2026

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

Cuiabá

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA