POLÍCIA

Força Tática prende três homens e uma mulher com armas de fogo e porções de maconha

Publicado em

Equipes da Força Tática do 2º Comando Regional prenderam três homens e uma mulher, com idades entre 21 a 37 anos, por tráfico de drogas e porte ilegal de arma, na noite desta segunda-feira (20.05), em Cuiabá e Várzea Grande. Com a quadrilha, a PM apreendeu 47 porções e meio tablete de maconha e duas armas de fogo.

Durante patrulhamento no bairro Cristo Rei, a Força Tática observou dois homens com atitude suspeita, que tentaram correr ao visualizar as viaturas policiais. Diante da suspeita, os militares abordaram a dupla e localizaram 47 porções de maconha com eles.

Questionados sobre o material, os suspeitos afirmaram que os entorpecentes seriam vendidos a mando de uma mulher, residente do bairro Dom Aquino, em Cuiabá. Os homens ainda disseram que a suspeita era responsável por comercializar armas e que fariam a intermediação das vendas.

Os policiais se deslocaram até o endereço da mulher, na Capital, e conseguiram abordá-la em uma ponte ao lado de sua casa. Ao ver as viaturas, a suspeita dispensou um material no chão. Ao ser abordada, os militares constataram que ela estava com metade de um tablete de maconha, que foi apreendido.

Leia Também:  Polícia Civil prende nove integrantes de organização criminosa envolvida em homicídio em Juína

Os policiais perguntaram à mulher sobre a suposta venda de armas. Ela afirmou que os objetos estavam guardados na casa de um homem, no bairro Parque do Lago, em Várzea Grande.

Na sequência, os militares retornaram para a cidade e foram ao imóvel do quarto suspeito. O homem autorizou os policiais a entrarem em sua casa, onde foram localizados dois revólveres, ambos de calibre 357, e munições para o armamento.

Por fim, todos os quatro suspeitos receberam voz de prisão da PM e foram conduzidos para a Central de Flagrantes de Várzea Grande, com todo o material apreendido, para registro da ocorrência e demais providências.

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN

Published

on

Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou na prisão de Aluísio Farias Batista, condenado por um dos episódios mais trágicos da história da cidade de Natal (RN), a Tragédia do Baldo, que resultou na morte de 19 pessoas, durante o Carnaval de 1982.

Aluísio Farias Batista, atualmente de 68 anos de idade, conduzia um ônibus que resultou no atropelamento das vítimas. Natural de Riachuelo (RN), ele tinha 24 anos na época do acidente e estava há mais de 40 anos foragido. Após o fato ganhar repercussão nacional, o condenado deixou o seu estado de origem e veio para Cuiabá, onde usava documento falso, em nome de uma pessoa já falecida.

A prisão ocorreu após contato e troca de informações entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte com a equipe da Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia Civil de Mato Grosso, solicitando apoio para localização o condenado.

Investigações e prisão

A partir desse contato, as equipes passaram a atuar de forma integrada para confirmar a identidade e o paradeiro do foragido. Após semanas de levantamentos realizados pelo Núcleo de Inteligência, análises em sistema de reconhecimento facial e diligências realizadas pelo setor operacional da Gerência de Capturas da Polícia Civil de Mato Grosso, foi localizada uma pessoa com características compatíveis com as do procurado.

No entanto, apenas a semelhança física não era suficiente, sendo necessário aprofundar as diligências. O Núcleo de Inteligência contou com o apoio de outros órgãos de segurança pública, entre eles a inteligência da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e as diretorias de Habilitação e de Veículos do Detran-MT, que contribuíram para a confirmação da identidade do investigado.

Leia Também:  Em Barra do Garças-MT, após tentativa de fuga, PRF prende dois homens por tráfico de drogas e associação ao tráfico

Paralelamente, equipes realizaram diligências em campo para reunir imagens e outras informações que levassem ao paradeiro do condenado. Na sexta-feira (26), os policiais da Gerência Estadual de Polinter localizaram uma residência no bairro Jardim Presidente I, em Cuiabá, onde Aluísio vivia discretamente e já havia constituído uma nova família.

Após ter o mandado de prisão cumprido, o preso foi encaminhado à Polinter para as providências cabíveis, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.

Tragédia

O acidente aconteceu quando um ônibus atingiu foliões que participavam do tradicional bloco Puxa-Sacos, provocando a morte de 19 vítimas e deixando dezenas de feridos. Entre as vítimas estavam o neto do então senador Dinarte Mariz e cinco sargentos da Polícia Militar. Na ocasião, em razão da gravidade da tragédia, o Governo do Estado decretou luto oficial de três dias.

Segundo o relato de Aluísio, havia intensa movimentação de Carnaval no bairro Alecrim e diversos ônibus estavam à disposição dos foliões. Ele afirmou que já havia encerrado sua jornada de trabalho quando foi solicitado por um superior para substituir outro motorista que não poderia realizar uma viagem.

Ainda conforme sua versão, ao chegar à região conhecida como Baldo, enfrentou uma descida com pouca iluminação e conduzia um ônibus lotado de integrantes de outra escola de samba. Em determinado momento, precisou desviar de um veículo Volkswagen Fusca que estava à sua frente. Ao retornar para sua faixa de rolamento, encontrou outra escola de samba caminhando na via e, segundo ele, não houve tempo nem espaço para evitar o atropelamento.

Leia Também:  Polícia Civil prende dupla envolvida em homicídio ocorrido na rodoviária de Rondonópolis

O episódio ganhou repercussão nacional e foi amplamente divulgado pela imprensa. De acordo com Aluísio, após o caso ser exibido no programa Linha Direta, ele deixou o Rio Grande do Norte e passou a viver em Cuiabá, onde permaneceu por vários anos.

Integração entre os estados

A Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia Civil de Mato Grosso mantém contato permanente com as demais Polinters e Delegacias de Capturas do Brasil, compartilhando informações sobre foragidos da Justiça e prestando apoio às investigações interestaduais.

A delegada titular da Polinter de Mato Grosso, Silvia Maria Pauluzzi de Siqueira, destacou a importância da cooperação entre as unidades especializadas de capturas em todo o país.

“A implantação do Núcleo de Inteligência fortaleceu significativamente o trabalho da Gerência de Capturas, proporcionando maior eficiência na pesquisa, análise de dados e apoio às equipes operacionais, o que tem resultado em importantes prisões de foragidos da Justiça”, destacou a delegada.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

Cuiabá

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA