MATO GROSSO

SES promove conscientização sobre a saúde da mulher no Outubro Rosa

Publicado em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) preparou ações de prevenção e detecção do câncer de mama e de colo do útero durante o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre saúde da mulher.

“A campanha do Outubro Rosa já é conhecida, mas é muito importante que as mulheres aproveitem este período para fazer os exames preventivos. A SES trabalha para conscientizar a população sobre a importância de exames regulares para a saúde da mulher, de forma a prevenir ou detectar precocemente o câncer de mama e o câncer do colo do útero”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

De acordo com o coordenador de Atenção às Condições de Saúde do Estado, Vinícius de Oliveira, os casos de câncer de mama diminuíram de 368, de janeiro a junho de 2024, para 245, no mesmo período deste ano em Mato Grosso. Já o de câncer do colo do útero reduziram de 328, nos primeiros seis meses de 2024, para 203, de janeiro a junho de 2025.

“A SES tem atuado ativamente para assegurar o diagnóstico e o tratamento em tempo hábil em Mato Grosso, o que amplia as chances de cura e minimiza as sequelas dos pacientes. Para que essas iniciativas tenham êxito, é fundamental a participação e a adesão dos municípios, visto que a atenção à saúde se inicia na Atenção Primária”, avaliou o coordenador.

Leia Também:  Contemplada em edital, banda Colisão Interna faz pré-lançamento do primeiro álbum neste sábado (17)

Com o objetivo de aprimorar os cuidados oncológicos, a SES também participa de projetos do Ministério da Saúde (MS), como o Super Centro Brasil para Diagnóstico de Câncer, que busca acelerar os resultados de exames de biópsia.

“Outra iniciativa importante é o Projeto MICCI, em parceria com o Hospital Israelista Albert Einstein, que atua diretamente na prevenção do câncer de colo de útero entre as mulheres da etnia Xavante”, contou Oliveira.

A SES também trabalha na contratualização de laboratórios para a realização de exames anatomopatológicos, fortalecendo a rede diagnóstica do Estado.

“A contratualização dos serviços do Hospital de Câncer de Mato Grosso e do Hospital Geral de Cuiabá, que atuam como Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, resultou na ampliação da oferta de serviços oncológicos aos cidadãos mato-grossenses. Paralelamente a isso, a construção do novo Hospital Central vai disponibilizar procedimentos oncológicos adicionais, fortalecendo a rede de atendimento”, concluiu.

A unidade móvel da Saúde da Mulher, que está no Hospital Estadual Santa Casa, realizou 7.544 consultas com mastologista/ginecologista, de janeiro a agosto de 2025. No mesmo período de 2024, foram realizadas 7.471 consultas. O número de exames de ultrassom mamária também aumentou: de 1.684 para 1.708 na mesma comparação.

Leia Também:  Força Tática apreende 20 tabletes de maconha em Várzea Grande

Também foram realizados 1.914 exames de ultrassom transvaginal, 1.195 de papanicolau (CCO – coleta de colpocitologia oncótica) e 940 de mamografias nos primeiros oito meses deste ano.

Hospital Estadual Santa Casa atende servidoras do Estado

Em campanha especial para o Outubro Rosa, o Hospital Estadual Santa Casa oferece consultas médicas e exames preventivos para servidoras do Estado de Mato Grosso.

Conforme a superintendente administrativa e financeira da Santa Casa, Lais Alves, serão oferecidas consultas com mastologista, exames de papanicolau, ultrassonografia de mamas e ultrassonografia transvaginal.

“Vamos orientar sobre cuidados com a saúde da mulher e hábitos de vida saudáveis. Com a ação, queremos aumentar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e aumentar o número de servidoras que realizam exames preventivos”, afirmou.

As consultas serão realizadas no ambulatório do Hospital Estadual Santa Casa, nas quintas-feiras de outubro, com agendamento prévio, presencial ou pelo WhatsApp (65) 98433-0913.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Politec conclui que incêndio em prédio da prefeitura não teve origem criminosa

Published

on

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.

Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.

No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.


Conforme o perito oficial criminal Augusto César de Figueiredo, os exames não permitiram identificar o que pode ter provocado o fenômeno termoelétrico, que segundo a literatura pericial pode estar relacionado à sobrecarga elétrica, curto-circuito, ou descarga elétrica contínua.

Leia Também:  Polícia Civil prende mais dois alvos e chega a 151 faccionados presos em megaoperação

“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.

Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.

No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros recupera corpo de jovem de 28 anos que se afogou

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

Cuiabá

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA