Artistas, produtores culturais e arte educadores mato-grossenses serão homenageados e terão o trabalho reconhecido pelo Prêmio MT Artes. Em sua segunda edição, o prêmio está com inscrições abertas até 12 de setembro, e irá celebrar o trabalho dos profissionais que atuam na música, teatro, literatura, dança, audiovisual e artes visuais.
“Este prêmio homenageia e reconhece o trabalho dos profissionais da cultura do Estado, bem como proporciona mais visibilidade para as produções artísticas mato-grossenses”, destaca o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Jefferson Neves. O projeto é desenvolvido pela Secel via MT Escola de Teatro, em parceria com a Associação Cultural Cena Onze.
Podem se inscrever ao prêmio artistas, produtores culturais e arte educadores com mais de 18 anos, que vivem em Mato Grosso. Para habilitar a candidatura é preciso apresentar documentos que comprovem as produções artísticas de janeiro de 2022 a julho de 2023. Todos os pré-requisitos estão descritos no Edital do Prêmio MT Artes.
A primeira edição ocorreu em 2021, com 15 vencedores nas categorias teatro, dança, literatura, artes visuais e audiovisual.
“O Prêmio MT Artes valoriza e traz o protagonismo para os fazedores da cultura no Estado. Além de dar destaque para esses artistas e profissionais, também é importante para apresentar à sociedade importantes trabalhos artísticos que estão se destacando em Mato Grosso”, ressalta o diretor artístico do Cena Onze, Flávio Ferreira.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 12 de setembro, exclusivamente pelo e-mail [email protected]. A definição dos vencedores será feita por habilitação e seleção, e a lista dos selecionados será divulgada no dia 22 de setembro.
A cerimônia de premiação será no dia 27 de setembro, no Cine Teatro Cuiabá.
Serviço Inscrições para o 2º Prêmio MT Artes Quando: Até 12 de setembro Inscrições online pelo e-mail: [email protected]. Mais informações: Edital Prêmio MT Artes
A equipe de Salvamento Veicular do 2º Comando Regional Bombeiro Militar (2º CRBM), representante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” do Desafio Nacional de Salvamento Veicular, realizado durante o 2º Congresso Nacional de Emergências e Segurança Viária (Conesv), entre os dias 24 e 26 de junho, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.
O Conesv reuniu bombeiros militares, profissionais da saúde, integrantes das forças de segurança e especialistas de diversas regiões do país para promover a atualização técnica, o intercâmbio de conhecimentos e o aperfeiçoamento dos protocolos de atendimento às vítimas de acidentes.
Um dos destaques da programação foi o Desafio Nacional de Salvamento Veicular, competição que simula ocorrências reais de alta complexidade e avalia as equipes conforme padrões internacionais. Entre os critérios analisados estão a segurança das operações, a aplicação das técnicas de resgate, o gerenciamento da cena, o trabalho em equipe e o atendimento às vítimas.
Representando o CBMMT, a equipe do 2º CRBM, formada por militares de Rondonópolis, Primavera do Leste e Jaciara, competiu ao lado de equipes de diferentes estados brasileiros e conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento”.
O comandante da equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM, sargento BM John Weslley Oliveira da Silva, destacou que a participação no Conesv e no Desafio Nacional representou uma importante oportunidade de aperfeiçoamento técnico e de crescimento profissional para os militares.
” Nós tivemos a grata satisfação de participar do 2º Conesv, um evento que trouxe técnicas, equipamentos e muito conhecimento para todos nós. Dentro do Conesv, também pudemos participar do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e conquistamos a 4ª colocação na modalidade Em Desenvolvimento. Esse pódio nos deu mais confiança e aprendizado para que nossa equipe possa avançar e, nos futuros desafios, conquistar colocações melhores”, afirmou.
Segundo o militar, a equipe iniciou sua preparação ainda na competição estadual realizada em Tangará da Serra e seguirá se preparando para os próximos desafios.
“Pudemos nos preparar a partir do desafio estadual que teve em Tangará da Serra, onde ficamos na 3ª colocação geral. Então, a nossa equipe segue forte e firme e estará se preparando muito mais para poder representar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso”, finalizou.
Além da competição, o Conesv proporcionou a troca de experiências entre profissionais de diferentes instituições e estados, contribuindo para a padronização de procedimentos e o fortalecimento das ações de resposta às ocorrências de trânsito.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.