A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu, nesta sexta-feira (2.1), um criminoso apontado como autor de uma série de furtos qualificados em estabelecimentos comerciais, escritórios e clínicas na região central de Cuiabá.
O suspeito teve o mandado de prisão preventiva decretado pelo Juízo de Garantias de Cuiabá, após as investigações conduzidas pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) da capital identificarem a reiteração criminosa do investigado.
Com o mandado decretado pela Justiça, os policiais da Derf realizaram diversas diligências, inclusive em pontos de intensa circulação de usuários de entorpecentes, conseguindo efetuar a prisão do criminoso.
Para a apuração dos fatos, foram instaurados três inquéritos policiais que levaram à identificação do suspeito, que vinha praticando sucessivos arrombamentos e furtos no centro de Cuiabá, sempre durante o período noturno, com invasões pelo telhado, janelas ou portas, causando expressivos prejuízos patrimoniais às vítimas.
A primeira ação foi registrada em outubro de 2025, quando um estabelecimento comercial foi invadido após o rompimento do telhado, ocasião em que o autor subtraiu notebooks, aparelhos celulares e dinheiro em espécie, sendo toda a ação registrada por câmeras de monitoramento interno.
Em dezembro de 2025, o suspeito também foi responsável pelo furto em outro comércio, após danificar o telhado e inutilizar câmeras de segurança, subtraindo materiais elétricos, além de causar prejuízos estruturais relevantes ao imóvel. Em outro crime, ocorrido no mesmo mês, uma clínica da área da saúde foi alvo de invasão, com arrombamento de portas e janelas, danos a móveis e subtração de equipamentos profissionais e aparelhos telefônicos, tendo o autor ainda acessado salas vizinhas ocupadas por outros profissionais.
Após a captura, o investigado foi conduzido à Derf de Cuiabá e apresentado ao delegado responsável pelas investigações, Hugo Abdon de Araújo Lima, para as providências legais cabíveis e posterior encaminhamento ao sistema prisional, permanecendo à disposição do Poder Judiciário.
“A prisão preventiva foi fundamental para cessar a prática reiterada de crimes patrimoniais na região central da capital, reafirmando o compromisso institucional com a investigação qualificada e a proteção do patrimônio e da segurança da sociedade”, disse o delegado.
O Governo de Mato Grosso firmou, nesta quinta-feira (25.6), convênios e autorizações de investimentos que somam cerca de R$ 90 milhões com 10 municípios da região do Alto Rio Paraguai. As assinaturas ocorreram durante reunião com prefeitos no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
Os recursos contemplam obras de asfalto urbano, asfalto novo em estradas, recuperação viária, construção e reforma de unidades escolares, habitação e equipamentos públicos.
O governador Otaviano Pivetta destacou o modelo de gestão e a ampliação dos repasses aos municípios.
“De 2019 para cá, nós mudamos o jeito de governar e implantamos um novo modelo de gestão. Os recursos passaram a ser aplicados a partir das demandas apresentadas pelos prefeitos e parlamentares, atendendo às necessidades de cada município. Vamos ampliar esse trabalho porque entendemos que o melhor que o Estado pode fazer é levar os recursos diretamente aos municípios para que as obras e os serviços cheguem com mais rapidez à população”, afirmou.
O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, destacou a parceria com o Governo do Estado.
“Somos muito gratos pela parceria que o Governo do Estado tem tido com os municípios de Mato Grosso ao longo desses sete anos. Os convênios vêm trazendo melhorias importantes de infraestrutura urbana, atendendo bairros que ainda não têm asfalto e regiões produtoras. São obras de microrrevestimento e recuperação da malha viária que dão mais vida útil às estradas e ruas. Então, é uma parceria que, além de Tangará, alcança vários outros municípios e tem feito diferença na ponta”, disse.
Em Alto Paraguai, o convênio prevê microrrevestimento asfáltico e sinalização viária em diversas vias da sede e do distrito de Capão Verde, com investimento de R$ 1,6 milhão.
Em Arenápolis, o investimento é de R$ 2,4 milhões para reforma da Escola Municipal 25 de Outubro.
Em Campo Novo do Parecis, os recursos somam R$ 25,4 milhões, sendo R$ 10,2 milhões para construção de escola de educação infantil e R$ 15,2 milhões para subsídio habitacional do programa SER Família Habitação.
Em Diamantino, os investimentos somam R$ 17,3 milhões, sendo R$ 15,8 milhões para construção de escola com 12 salas e R$ 1,4 milhão para reforma da Escola Municipal Décio Furigo.
Em Nortelândia, os convênios somam R$ 7,6 milhões para asfalto urbano e canalização de cursos d’água.
Em Nova Marilândia, o investimento é de R$ 1,4 milhão para construção da Praça Primavera.
Em Nova Maringá, serão aplicados R$ 3,3 milhões para asfalto novo na Estrada Boa Sorte.
Em Nova Olímpia, o valor é de R$ 3 milhões para microrrevestimento e sinalização viária em vias urbanas.
Em Porto Estrela, os investimentos somam R$ 4,5 milhões para construção de complexo poliesportivo e asfalto urbano.
Em Tangará da Serra, os investimentos ultrapassam R$ 23 milhões em asfalto urbano, recuperação viária e drenagem urbana.
Participaram da agenda os deputados federais Juarez Costa e Fábio Garcia; os deputados estaduais Chico Guarnieri e Paulo Araújo; o presidente da AMM, Emerson Máximo (Maninho); o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho; a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle de Souza Soares; o presidente da MTPar, Wenner Santos; além de prefeitos da região do Alto Rio Paraguai.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.