O número de cirurgias realizadas no Hospital Regional de Cáceres, administrado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), aumentou de 7.464, de janeiro a dezembro de 2024, para 7.610, de janeiro a novembro de 2025. A sede do hospital e o anexo realizaram 2.160 procedimentos eletivos e 5.450 de urgência neste ano.
“É um resultado que demonstra o quanto o Hospital Regional de Cáceres consegue atender a população. Os números deste ano ainda vão aumentar porque a comparação não inclui os dados de dezembro, mas já evidencia o bom desempenho”, afirmou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.
Segundo o diretor do Hospital Regional de Cáceres, Wellyngton Alessandro Dolce, cirurgias de ginecologia e obstetrícia (1.902), urologia (486) e cirurgia-geral (131) foram as modalidades mais recorrentes.
“A nossa unidade é porta aberta para receber os casos de urgência na região. Neste ano, tivemos menos demandas de emergências na sede, o que foi excelente para focarmos em ampliar o total de cirurgias eletivas, que passou de 695, nos 12 meses de 2024, para 1.828, de janeiro a novembro deste ano”, afirmou.
O anexo do hospital ainda promoveu 1.696 partos neste ano, sendo 426 partos normais e 1.270 cesáreas.
A dona de casa Camilly Vitória Oliveira, 18 anos, uma das mulheres que realizou uma cesárea no Hospital Regional de Cáceres em 2025, elogiou o atendimento. No dia 29 de outubro, ela deu à luz o pequeno Walter Mário.
“Fui bem tratada. Os médicos são bem atenciosos e a enfermeira também me tratou super bem. Minha recuperação foi excelente e não tenho do que reclamar. Tudo está excelente e até os almoços, jantas e merenda eram tudo de boa qualidade”, avaliou.
Unidade de Coleta e Transfusão produz plaquetas
O diretor do Hospital Regional de Cáceres informou que a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do hospital começou a produzir plaquetas neste ano.
“A nossa UCT foi um excelente destaque em 2025, com o início da produção de plaquetas. Coletamos uma média mensal de 530 bolsas de sangue e já estamos no processo de qualificação para o envio do plasma excedente das doações à Hemobrás [Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia]”, acrescentou.
Componente presente no sangue, o plasma contém proteínas essenciais, como albumina, imunoglobulinas (anticorpos) e fatores de coagulação, que são extraídos e processados para a produção de medicamentos. Os hemoderivados são indicados em tratamentos de queimaduras, cirurgias de grande porte, deficiências imunológicas e distúrbios da coagulação.
O Governo de Mato Grosso firmou, nesta quinta-feira (25.6), convênios e autorizações de investimentos que somam cerca de R$ 90 milhões com 10 municípios da região do Alto Rio Paraguai. As assinaturas ocorreram durante reunião com prefeitos no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
Os recursos contemplam obras de asfalto urbano, asfalto novo em estradas, recuperação viária, construção e reforma de unidades escolares, habitação e equipamentos públicos.
O governador Otaviano Pivetta destacou o modelo de gestão e a ampliação dos repasses aos municípios.
“De 2019 para cá, nós mudamos o jeito de governar e implantamos um novo modelo de gestão. Os recursos passaram a ser aplicados a partir das demandas apresentadas pelos prefeitos e parlamentares, atendendo às necessidades de cada município. Vamos ampliar esse trabalho porque entendemos que o melhor que o Estado pode fazer é levar os recursos diretamente aos municípios para que as obras e os serviços cheguem com mais rapidez à população”, afirmou.
O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, destacou a parceria com o Governo do Estado.
“Somos muito gratos pela parceria que o Governo do Estado tem tido com os municípios de Mato Grosso ao longo desses sete anos. Os convênios vêm trazendo melhorias importantes de infraestrutura urbana, atendendo bairros que ainda não têm asfalto e regiões produtoras. São obras de microrrevestimento e recuperação da malha viária que dão mais vida útil às estradas e ruas. Então, é uma parceria que, além de Tangará, alcança vários outros municípios e tem feito diferença na ponta”, disse.
Em Alto Paraguai, o convênio prevê microrrevestimento asfáltico e sinalização viária em diversas vias da sede e do distrito de Capão Verde, com investimento de R$ 1,6 milhão.
Em Arenápolis, o investimento é de R$ 2,4 milhões para reforma da Escola Municipal 25 de Outubro.
Em Campo Novo do Parecis, os recursos somam R$ 25,4 milhões, sendo R$ 10,2 milhões para construção de escola de educação infantil e R$ 15,2 milhões para subsídio habitacional do programa SER Família Habitação.
Em Diamantino, os investimentos somam R$ 17,3 milhões, sendo R$ 15,8 milhões para construção de escola com 12 salas e R$ 1,4 milhão para reforma da Escola Municipal Décio Furigo.
Em Nortelândia, os convênios somam R$ 7,6 milhões para asfalto urbano e canalização de cursos d’água.
Em Nova Marilândia, o investimento é de R$ 1,4 milhão para construção da Praça Primavera.
Em Nova Maringá, serão aplicados R$ 3,3 milhões para asfalto novo na Estrada Boa Sorte.
Em Nova Olímpia, o valor é de R$ 3 milhões para microrrevestimento e sinalização viária em vias urbanas.
Em Porto Estrela, os investimentos somam R$ 4,5 milhões para construção de complexo poliesportivo e asfalto urbano.
Em Tangará da Serra, os investimentos ultrapassam R$ 23 milhões em asfalto urbano, recuperação viária e drenagem urbana.
Participaram da agenda os deputados federais Juarez Costa e Fábio Garcia; os deputados estaduais Chico Guarnieri e Paulo Araújo; o presidente da AMM, Emerson Máximo (Maninho); o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho; a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle de Souza Soares; o presidente da MTPar, Wenner Santos; além de prefeitos da região do Alto Rio Paraguai.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.