O Governo de Mato Grosso vai realizar obras nos encontros das rodovias estaduais com a BR-070, como rotatórias e retornos, no trecho entre Campo Verde e Primavera do Leste, para aumentar a segurança da rodovia federal.
O compromisso foi firmado pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, nesta quinta-feira (18.6), durante audiência pública organizada pela Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, em Primavera do Leste, para debater a duplicação da rodovia federal.
Segundo o secretário, ele já recebeu autorização do governador Otaviano Pivetta para realizar as obras que são necessárias nos encontros de rodovias estaduais (MT-453, MT-140, MT-244 e MT-403) com a BR, assim como no acesso para o novo terminal ferroviário, localizado em Dom Aquino.
“Não podemos entrar na questão da duplicação da BR-070, porque essa é uma obra federal. Mas todas as chegadas das rodovias estaduais na BR-070 nós vamos fazer. Essa não é uma promessa, é um compromisso que eu firmo com vocês hoje”, afirmou o secretário.
O secretário pediu para o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit) em Mato Grosso, Marcelo Sortica, que o órgão federal autorize a realização dessas obras, para evitar cruzamentos nas rodovias, que deverão ter um aumento no volume de caminhões trafegando, após a inauguração do novo terminal ferroviário, neste sábado (20.6).
Marcelo de Oliveira ainda afirmou que o Governo Federal precisa olhar com mais atenção para Mato Grosso, porque este é um Estado que sustenta a balança comercial brasileira e contribui muito para a economia nacional.
“Infelizmente, estes temas relacionados a BR-070 deveriam ter sido discutidos pelo Governo Federal e pelo Senado há quatro anos, quando Mato Grosso autorizou a construção da primeira ferrovia estadual. Isso não deveria estar sendo feito agora, a dois dias de o terminal ser inaugurado. Acredito que audiências públicas devem ser realizadas para resolver problemas e por isso deixo o compromisso do Governo de Mato Grosso em continuar fazendo a nossa parte”, concluiu.
Com foco na desburocratização e no fortalecimento do ambiente de negócios em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) apresentou ao Sebrae-MT uma proposta de parceria para ampliar a regularização de empresas de baixo risco. A iniciativa foi discutida em reunião realizada no Quartel do Comando-Geral, em Cuiabá, na tarde desta sexta-feira (19.6).
A iniciativa faz parte do Programa Empresa Segura MT, desenvolvido pelo CBMMT para ampliar o alcance das orientações sobre segurança contra incêndio e pânico e facilitar o acesso dos empreendedores ao processo de regularização junto à corporação.
Segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a proposta busca unir esforços para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização e fortalecer a segurança das empresas em Mato Grosso.
“O nosso objetivo é aproximar ainda mais o Corpo de Bombeiros dos empreendedores mato-grossenses. Muitas vezes, a falta de informação acaba sendo um obstáculo para a regularização, mesmo quando o processo é simples, digital e de baixo custo. Com essa iniciativa, queremos ampliar o acesso às orientações, facilitar a regularização das empresas e, consequentemente, aumentar a segurança das edificações e da população. Quando promovemos a prevenção, ganham os empresários, ganham os municípios e ganha toda a sociedade”, destacou.
Durante o encontro, representantes das duas instituições discutiram formas de cooperação para levar informações sobre regularização empresarial a um número maior de municípios. Entre as ações previstas estão a capacitação de agentes do Sebrae para orientar empreendedores, a produção de materiais educativos e a realização de campanhas informativas.
A proposta também prevê a utilização da rede de atendimento do Sebrae como apoio na disseminação de informações sobre o licenciamento simplificado, modelo voltado às atividades classificadas como de baixo risco. A medida busca facilitar o acesso dos empresários às orientações necessárias para a regularização de seus estabelecimentos.
Para o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae-MT, Sandro Rossi, a proposta apresentada pelo CBMMT está alinhada ao trabalho desenvolvido pela instituição junto aos pequenos negócios e pode contribuir para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização.
“A orientação aos empreendedores faz parte da missão do Sebrae. Temos uma rede de atendimento presente em praticamente todo o Estado e entendemos que a informação é fundamental para que o empresário consiga tomar decisões e cumprir suas obrigações com mais segurança”, afirmou.
Além de contribuir para a segurança das edificações, a iniciativa pretende incentivar a conformidade das atividades empresariais e fortalecer o ambiente de negócios no Estado.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.