MATO GROSSO

Governo de MT envia mil kits de higiene nesta terça-feira (13); mais alimentos serão entregues nos próximos dias

Publicado em

O Governo de Mato Grosso já enviou, nesta terça-feira (13.02), mais 1.000 kits de higiene para auxiliar os moradores de Cáceres (220 km de Cuiabá), atingidos por uma enchente após forte temporal no último sábado (10.02). Um ônibus com os kits já saiu de Cuiabá e deve chegar ao município ainda nesta tarde.

Segundo a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Grasi Bugalho, nos próximos dias, mais 1.000 cestas com alimentos serão entregues no município, atendendo a pedido da primeira-dama Virginia Mendes.

Nesta segunda-feira (12), 100 famílias foram atendidas com as doações de alimentos realizadas pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), parceiros do município e voluntários. Além das cestas básicas, o Governo também entregou cobertores, filtros de água, kits de higiene e leite.

Atualmente, não há famílias nos abrigos disponibilizados pelo Estado e município, por conta da enchente. Conforme a Defesa Civil, os últimos moradores que estão com familiares devem retornar para as próprias residências nos próximos dias, após a limpeza das casas.

Leia Também:  Sema-MT debate fortalecimento de esforços e estratégias para conservação do Pantanal

A Defesa Civil do Estado também auxilia o município e realiza, nesta terça-feira, o levantamento dos danos à infraestrutura dos locais atingidos pelo alagamento. A vistoria é acompanhada por uma equipe municipal e visa subsidiar os relatórios da situação de emergência, para homologação estadual e reconhecimento federal.

A Escola Técnica Estadual de Cáceres, que foi cedida pelo Governo na madrugada de domingo (11) para ser abrigo temporário, segue à disposição como centro de recebimento de doações.

Três equipes do Corpo de Bombeiros prestam apoio aos moradores e fazem corte de árvores que caíram sobre residências.

O Governo segue no município monitorando a situação.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Sema e PM aplicam cerca de R$ 1,5 milhão em multas durante operação contra ilícitos ambientais

Published

on

A Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema-MT), com apoio da Polícia Militar (PMMT), concluiu nesta sexta-feira (26.6) uma operação de fiscalização contra crimes ambientais na região da Baixada Cuiabana. A ação conjunta, iniciada na segunda-feira (22), resultou na apreensão de uma pá-carregadeira, utilizada para o desmate ilegal, embargos de cerca de 250 hectares e aplicação de sanções administrativas estimadas em torno de R$ 1,5 milhão.

A atuação terrestre ocorreu nos municípios de Barão de Melgaço, São Pedro de Joselândia, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimaraes, Nova Brasilândia e Rosário Oeste. As esquipes de fiscalização se deslocaram até os endereços para atender aos alertas detectados pela base de dados da Sema, além dos emitidos pelas imagens via satélite Planet, de monitoramento em tempo real.

Após cinco dias de ofensiva, as principais infrações constadas foram o desmatamento em corte raso, atuação em desacordo com o licenciamento e uso do fogo em período proibitivo ou sem autorização. Essas irregularidades geraram 7 relatórios técnicos, 6 notificações, 3 embargos, 3 autos de infração, 3 autos de inspeção, 2 despachos, 1 termo de apreensão e 1 termo de depósito.

Leia Também:  Planejar compras é fundamental para evitar contratempos e economizar, alerta Procon-MT

Uma pá-carregadeira apreendida em flagrante durante a operação foi removida e depositada no pátio credenciado da Sema em Cuiabá.

Atividades de queima

Devido às condições climáticas favoráveis à propagação de incêndios, a operação também atuou firmemente na prevenção de incêndios florestais, resultando no cancelamento imediato de licenças e autorizações de queima na região.

Este ano, o período proibitivo de uso do fogo para limpeza e manejo de áreas localizas nos três biomas do estado (Amazônia, Cerrado e Pantana) será de 1º de julho a 30 de novembro.

Denúncia

Crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou WhatsApp), pelo email [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão, pelo Fale Cidadão da CGE ou em uma das regionais da Sema.

Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.

*Com supervisão da jornalista Clênia Goreth

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  Cine Teatro Cuiabá recebe o Show de Talentos do Curso de Verão 2026 neste domingo

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

Cuiabá

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA