A 34ª edição do Festival da Canção de Alta Floresta (FESCAF) irá reunir artistas de todo o estado que competem nas categorias de música inédita e interpretação, entre os dias 25 e 27 de agosto. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
De acordo com a secretária de Cultura de Alta Floresta, Elisa Gomes, o apoio do Governo do Estado foi imprescindível para a realização do evento cultural, que é um dos mais tradicionais do município.
“Quero agradecer muito ao Governo de Mato Grosso e à Secel por nos ajudar a realizar mais uma edição do evento. Nosso agradecimento ao secretário Jefferson Neves e à toda equipe da Secel por não medirem esforços para atender os municípios do interior. Nós aqui na ponta temos a visão macro da importância da Secretaria para a cultura de Mato Grosso. Nossa gratidão pelo amparo imprescindível”, enfatizou a secretária.
Na sexta-feira (25.08), 32 artistas sobem ao palco nas categorias música inédita de sertanejo e MBP, e também de interpretação adulto e infanto-juvenil. As eliminatórias continuam no sábado (26.08) e, no domingo (27.08), será a grande final.
Serão escolhidas 10 composições da categoria sertaneja, 10 da categoria MPB, cinco interpretações da categoria adulta e mais cinco infanto-juvenis. Na modalidade composição, ainda serão premiadas a melhor Letra, melhor Arranjo e melhor Intérprete.
Participam da disputa artistas de Alta Floresta e de vários municípios mato-grossenses, além de outros Estados. Ao todo, 120 canções foram inscritas na etapa preliminar, sendo selecionadas 76 para participação no festival, que acontece neste fim de semana.
Junto com o FESCAF, o município realiza também a 1ª Feira Amazônia Food, que tem o objetivo valorizar os talentos culinários de Alta Floresta. Com empresas do ramo de alimentos e bebidas, a feira traz a diversidade gastronômica da amazônia altaflorestense.
“Ficamos felizes em contribuir para esse evento tão importante para Alta Floresta e todo o Estado. Além de proporcionar lazer e momentos de mobilização popular, o Festival cumpre um papel de revelação de artistas e talentos da música, impulsionando a cena cultural de nosso Estado. Desejamos sucesso a todos, aos organizadores e participantes”, expressou o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.
A equipe de Salvamento Veicular do 2º Comando Regional Bombeiro Militar (2º CRBM), representante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” do Desafio Nacional de Salvamento Veicular, realizado durante o 2º Congresso Nacional de Emergências e Segurança Viária (Conesv), entre os dias 24 e 26 de junho, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.
O Conesv reuniu bombeiros militares, profissionais da saúde, integrantes das forças de segurança e especialistas de diversas regiões do país para promover a atualização técnica, o intercâmbio de conhecimentos e o aperfeiçoamento dos protocolos de atendimento às vítimas de acidentes.
Um dos destaques da programação foi o Desafio Nacional de Salvamento Veicular, competição que simula ocorrências reais de alta complexidade e avalia as equipes conforme padrões internacionais. Entre os critérios analisados estão a segurança das operações, a aplicação das técnicas de resgate, o gerenciamento da cena, o trabalho em equipe e o atendimento às vítimas.
Representando o CBMMT, a equipe do 2º CRBM, formada por militares de Rondonópolis, Primavera do Leste e Jaciara, competiu ao lado de equipes de diferentes estados brasileiros e conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento”.
O comandante da equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM, sargento BM John Weslley Oliveira da Silva, destacou que a participação no Conesv e no Desafio Nacional representou uma importante oportunidade de aperfeiçoamento técnico e de crescimento profissional para os militares.
” Nós tivemos a grata satisfação de participar do 2º Conesv, um evento que trouxe técnicas, equipamentos e muito conhecimento para todos nós. Dentro do Conesv, também pudemos participar do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e conquistamos a 4ª colocação na modalidade Em Desenvolvimento. Esse pódio nos deu mais confiança e aprendizado para que nossa equipe possa avançar e, nos futuros desafios, conquistar colocações melhores”, afirmou.
Segundo o militar, a equipe iniciou sua preparação ainda na competição estadual realizada em Tangará da Serra e seguirá se preparando para os próximos desafios.
“Pudemos nos preparar a partir do desafio estadual que teve em Tangará da Serra, onde ficamos na 3ª colocação geral. Então, a nossa equipe segue forte e firme e estará se preparando muito mais para poder representar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso”, finalizou.
Além da competição, o Conesv proporcionou a troca de experiências entre profissionais de diferentes instituições e estados, contribuindo para a padronização de procedimentos e o fortalecimento das ações de resposta às ocorrências de trânsito.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.