MATO GROSSO

Estudantes de MT conquistam 53 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros

Publicado em

A delegação de Mato Grosso conquistou 53 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), realizados entre os dias 27 de outubro e 8 de novembro, em Brasília. Coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) em parceria com a Federação Mato-grossense de Desporto Escolar (FMDE), a participação mato-grossense contou com 269 estudantes de 12 a 14 anos.

O evento esportivo nacional reuniu quase 6 mil estudantes-atletas de todos os estados do Brasil, em disputas nas modalidades de atletismo, basquete, badminton, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, tênis de mesa, taekwondo, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez.

Além da presença em pódios nas séries Ouro, Prata e Bronze da competição nacional, Mato Grosso garantiu os títulos de campeã e campeão brasileiros no Wrestling e no atletismo, com Karoline Cerqueira (luta estilo livre) e por Gustavo Pacheco Gomes (100m com barreiras).

O atletismo assegurou ainda mais 12 medalhas, garantindo pódios nas provas de salto em altura, arremesso de peso adaptado, 100 metros com barreiras, lançamentos de disco e de martelo, 80 metros, 150 metros e 800 metros rasos.

Leia Também:  Governador anuncia investimento de R$ 10 milhões para construção de moradias populares em Cuiabá

O Wrestling mato-grossense encerra a competição com oito medalhas alcançadas em disputas nos estilos greco-romano e livre, masculino e feminino.

No futsal, Mato Grosso ficou com duas medalhas na série Ouro. A equipe feminina da Escola Estadual Manoel Gomes, de Várzea Grande, garantiu o bronze, e a masculina da Escola Estadual Luiz Frutuoso da Silva, de Sapezal, a medalha de prata.

Mais seis medalhas vieram com o judô, três com o karatê e outras três com o taekwondo. As demais medalhas mato-grossenses foram alcançadas nas modalidades de basquetebol, ciclismo, natação e vôlei de praia.

“Parabenizamos os estudantes que representaram Mato Grosso nos JEB’s, afinal todos já são campeões e campeãs dos Jogos Escolares Mato-grossenses realizados pela Secel. O desporto escolar no Estado é merecedor dessas conquistas e continuaremos dando o apoio possível para que se fortaleça cada vez mais”, afirmou o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Sema e PM aplicam cerca de R$ 1,5 milhão em multas durante operação contra ilícitos ambientais

Published

on

A Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema-MT), com apoio da Polícia Militar (PMMT), concluiu nesta sexta-feira (26.6) uma operação de fiscalização contra crimes ambientais na região da Baixada Cuiabana. A ação conjunta, iniciada na segunda-feira (22), resultou na apreensão de uma pá-carregadeira, utilizada para o desmate ilegal, embargos de cerca de 250 hectares e aplicação de sanções administrativas estimadas em torno de R$ 1,5 milhão.

A atuação terrestre ocorreu nos municípios de Barão de Melgaço, São Pedro de Joselândia, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimaraes, Nova Brasilândia e Rosário Oeste. As esquipes de fiscalização se deslocaram até os endereços para atender aos alertas detectados pela base de dados da Sema, além dos emitidos pelas imagens via satélite Planet, de monitoramento em tempo real.

Após cinco dias de ofensiva, as principais infrações constadas foram o desmatamento em corte raso, atuação em desacordo com o licenciamento e uso do fogo em período proibitivo ou sem autorização. Essas irregularidades geraram 7 relatórios técnicos, 6 notificações, 3 embargos, 3 autos de infração, 3 autos de inspeção, 2 despachos, 1 termo de apreensão e 1 termo de depósito.

Leia Também:  Ciosp celebra 21 anos de fundação com entrega de medalhas a personalidades civis e militares

Uma pá-carregadeira apreendida em flagrante durante a operação foi removida e depositada no pátio credenciado da Sema em Cuiabá.

Atividades de queima

Devido às condições climáticas favoráveis à propagação de incêndios, a operação também atuou firmemente na prevenção de incêndios florestais, resultando no cancelamento imediato de licenças e autorizações de queima na região.

Este ano, o período proibitivo de uso do fogo para limpeza e manejo de áreas localizas nos três biomas do estado (Amazônia, Cerrado e Pantana) será de 1º de julho a 30 de novembro.

Denúncia

Crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou WhatsApp), pelo email [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão, pelo Fale Cidadão da CGE ou em uma das regionais da Sema.

Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.

*Com supervisão da jornalista Clênia Goreth

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  Secel abre inscrições para etapa estadual dos Jogos Escolares Paralímpicos Mato-grossenses

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

Cuiabá

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA