Várzea Grande

Quatro escolas, aluno e professora de Várzea Grande recebem prêmio “Alfabetiza MT”

Publicado em

Quatro escolas municipais de educação básica de Várzea Grande foram agraciadas na terceira edição do Prêmio Alfabetiza MT, uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso. O prêmio totalizou R$ 184.864,54 em recursos financeiros para as escolas vencedoras, que são: EMEB Nair de Oliveira Correia, EMEB Euraide de Paula, EMEB Professora Líbia da Costa Rondon e EMEB Armindo de Arruda Campos.

Além das escolas, o aluno Michel de Almeida da EMEB Júlio Correia foi premiado pelo seu desempenho excepcional em proficiência; e a professora Vânia Arruda, da EMEB Antônio Gomes da Cruz, foi reconhecida por seu ensino com equidade.

O secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Silvio Fidélis, falou da satisfação de celebrar o sucesso das escolas municipais, aluno e professora, no Prêmio Alfabetiza MT. “Este reconhecimento é fruto do empenho e dedicação de nossos professores, alunos e de toda a equipe pedagógica. Nosso compromisso com a educação de qualidade se reflete nos investimentos que temos realizado em formação continuada, aquisição de materiais didáticos e na melhoria das condições de ensino. A premiação é um marco que nos motiva a continuar trabalhando com ainda mais afinco para garantir que todas as crianças de Várzea Grande tenham acesso à alfabetização na idade certa, fortalecendo assim o futuro da nossa cidade”, disse.

Leia Também:  Ação conjunta fecha fábrica clandestina de bebidas em Várzea Grande

Fidélis explicou que o Programa Alfabetiza MT visa fortalecer a colaboração entre estado e municípios, com ênfase na alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental. O programa requer uma estrutura de gestão robusta, criação de instrumentos legais e a assinatura de um termo de cooperação técnica pelo governo do Estado e prefeitos, assegurando às crianças o direito à alfabetização na idade correta.

“O programa busca transformar o contexto educacional, especialmente na fase de alfabetização. Seus objetivos incluem o fortalecimento da gestão escolar, capacitação dos docentes, avaliação do desempenho dos estudantes e geração de incentivos às escolas. O Alfabetiza MT promove a alfabetização dos alunos do 2º ano por meio de formação de professores e uso de material didático complementar (MD), que apoia o processo de alfabetização. Os alunos participam de avaliações contínuas ao longo do ano, culminando em uma avaliação somativa entre outubro e novembro. Com base nos resultados dessas avaliações, as escolas que se destacam em categorias como equidade, desempenho e crescimento são premiadas”, detalhou.

Leia Também:  Servidores da Vigilância Sanitária recebem capacitação na área administrativa e de fiscalização

Segundo dados da Seduc-MT, ao todo 200 escolas são selecionadas para receber apoio, com 100 dessas escolas atuando como mentoras para aquelas com menores resultados, promovendo um intercâmbio de boas práticas e melhorias.

O prêmio é destinado ao suporte pedagógico das escolas, podendo ser utilizado para a formação de professores, aquisição de materiais didáticos e outras necessidades pedagógicas. Cada escola elabora um plano de ação que, após aprovação, é implementado com o acompanhamento contínuo de uma equipe da CEUP (Coordenação de Educação do Ensino Fundamental), assegurando a correta aplicação dos recursos e a prestação de contas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Escola realiza “Dia da Família” e promove oficinas e recreação 

Published

on

Família e escola juntos nutrindo uma boa relação. Com essa proposta a Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Eliza Maria da Silva, localizada no bairro Jardim dos Estados, promoveu nesse sábado (27), o Dia da Família na Escola. durante toda a manhã pais de alunos, professores, direção e comunidade escolar participaram de oficinas criativas, recreação e bazar.

“O objetivo desse encontro foi proporcionar a aproximação dos responsáveis pelos alunos, com a escola, num momento de acolhimento, pertencimento, estímulo e engajamento de aprendizagem. É também um momento de criar memórias afetivas”, destacou a diretora da unidade escolar, Dinalva Dias da Silva.

A diretora disse que a comunidade é bastante participativa e que é essencial manter uma boa relação com a família dos alunos, e o primeiro passo é incentivar a participação dos pais na vida escolar dos filhos. “Este sábado foi bastante produtivo, e já temos um encontro marcado para o mês de novembro para uma nova edição do dia da família na Escola”.

Leia Também:  Fim de semana com ações de saúde e vacinação em Várzea Grande

A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo disse que a participação da família na escola é um alicerce para o desenvolvimento do aluno. “Essa união melhora o desempenho acadêmico, fortalece os vínculos afetivos e reduz a evasão escolar”, pontuou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

Cuiabá

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA