Várzea Grande

Prefeita celebra novo convênio com o governo para Saúde e Educação: “Trabalhando juntos conseguimos fazer história”

Publicado em

“A parceria do governo do estado com a prefeitura cresce de uma forma linda, que essa união permaneça e assim mostramos aos várzea-grandenses que trabalhando junto, conseguimos mudar a história da cidade”. Assim a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, agradeceu o Governo do Estado na assinatura de mais um convênio para o município.

Nesta terça-feira (02), a Prefeitura de Várzea Grande aderiu a novos programas do Executivo Estadual voltados ao fortalecimento da saúde e da educação municipal. A formalização garante ao município acesso a investimentos para ampliação da rede de atenção básica à saúde, reforma de unidades educacionais e fortalecimento dos serviços prestados à população.

Durante o encontro, a prefeita Flávia Moretti destacou a importância da parceria entre os governos estadual e municipal para impulsionar melhorias estruturais e ampliar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos essenciais.

Na área da saúde, Várzea Grande aderiu ao programa Juntos Pela Saúde Plena, iniciativa estadual que visa fortalecer a Atenção Primária à Saúde por meio da qualificação de profissionais, apoio técnico às equipes municipais, melhorias nos indicadores de atendimento e investimentos em infraestrutura.

Leia Também:  Interrupção temporária no abastecimento dos bairros atendidos pelo sistema 2

Conforme a prefeita, os recursos serão fundamentais para ampliar a capacidade de atendimento da rede municipal.

“Projetos muito importantes. O convênio na Saúde servirá para nós ampliarmos nossos atendimentos e melhorar a rede. Teremos reforma e ampliação de unidades básicas existentes e até mesmo a possibilidade de construirmos outras. Várzea Grande precisa de mais UPA’s, e Unidade Básica de Saúde. Fico feliz com a preocupação do governador em pautas essenciais. A educação é a mesma coisa, precisamos cuidar dos pequenos com novas creches e unidades educacionais”, explica.

O governador Otaviano Pivetta, ressaltou que o objetivo dos novos convênios é fortalecer as políticas públicas de base nos dois maiores municípios da região metropolitana.

“O objetivo do governo com esses novos convênios é alcançar 100% de cobertura da rede de atenção básica à saúde e da educação municipal. A partir de hoje, o Estado quer fazer um pacto com as duas prefeituras para pôr em prática todas as políticas públicas de base”, afirmou.

Na educação, os investimentos contemplarão reformas de escolas e creches municipais, além do fornecimento de ônibus para o transporte escolar. Para Flávia Moretti, os recursos chegam em um momento importante para ampliar a qualidade da estrutura educacional oferecida às famílias várzea-grandenses.

Leia Também:  Prefeita sanciona lei para estimular parcerias entre escolas da rede municipal junto à iniciativa privada

“A educação é a mesma coisa. Precisamos cuidar dos pequenos com novas creches e unidades educacionais. Isso é primordial. Só temos a agradecer essa parceria que fortalece o Município e demonstra que a união entre os poderes gera resultados concretos para a população”, pontuou.

O programa Juntos Pela Saúde Plena também prevê incentivos e premiações para municípios e profissionais que alcançarem melhores resultados em indicadores estratégicos da Atenção Primária, como ampliação da cobertura vacinal, acompanhamento pré-natal, atendimento à população idosa, fortalecimento da saúde bucal e combate a doenças endêmicas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Horta escolar de Várzea Grande concorre a prêmio nacional de educação integral e sustentabilidade

Published

on

A horta sustentável da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Bianka Lorena da Rocha Capilé, localizada no Assentamento Sadia III, na zona rural de Várzea Grande, já promove mudanças de hábitos entre os alunos e contribui diretamente para as atividades desenvolvidas em sala de aula. A unidade funciona em período integral e oferece, além das disciplinas regulares do ensino fundamental, como Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, conhecimentos técnicos voltados à olericultura.

A professora Leidiana Moreira de Lima Santiago, que atua com turmas do 1º e 2º anos, destaca que os estudantes aprendem a ler a partir de imagens representativas associadas às experiências vivenciadas nas aulas de campo.

“As atividades realizadas tanto em sala de aula, durante o processo de letramento, quanto nas visitas à horta são aproveitadas como recursos pedagógicos, tornando o ensino mais prazeroso”, comentou.

Já o professor Marcos Soares de Moraes, responsável pelas turmas do 4º e 5º anos, trabalha temas relacionados à sustentabilidade, aos bons hábitos, à preservação ambiental e aos benefícios das plantas para a saúde.

“Abordamos todas essas temáticas e os alunos absorvem muito bem os conteúdos. Nosso objetivo é desenvolver nas crianças um olhar mais atento para o meio ambiente. Esse contato direto com a natureza desperta o interesse dos estudantes, que deixam de ser observadores passivos para compreender como as ações humanas impactam o planeta, tanto no curto quanto no longo prazo”, afirmou.

Leia Também:  Nova CMEI abre 250 vagas e inova ao garantir segurança online para alunos e profissionais

A experiência desenvolvida pela unidade escolar está concorrendo a um prêmio nacional, e a expectativa da comunidade escolar é positiva.

“A escola se inscreveu para participar da seleção de experiências inspiradoras de gestão de projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral. Para nossa surpresa, fomos selecionados e estamos concorrendo com dezenas de escolas de diferentes regiões do país. Só o fato de termos sido escolhidos já é motivo de comemoração. Estamos confiantes em um bom resultado e orgulhosos de representar Várzea Grande”, destacou a diretora da unidade, Eunice da Silva Araújo.

Segundo ela, a escola aguarda agora a seleção final das 25 experiências que integrarão o mapa nacional de práticas inspiradoras.

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, ressaltou a importância das atividades complementares para a formação dos estudantes.

“Todas as disciplinas ligadas às atividades extracurriculares são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos e contribuem para o rendimento escolar. O ambiente escolar oferece inúmeras oportunidades para a formação humana, e nossa missão é incentivar iniciativas que fortaleçam esse processo”, afirmou.

Sobre a classificação da escola entre as experiências selecionadas, a secretária destacou o orgulho pelo reconhecimento.

“Estamos felizes por essa conquista. Só o fato de a unidade estar entre as finalistas já é motivo de celebração para toda a rede municipal de ensino”, completou.

Leia Também:  Roda de conversa com artesãs de Limpo Grande reforça diálogo entre gestão e comunidade

Construção coletiva

O coordenador da EMEB Bianka Lorena da Rocha Capilé, Gonçalo Souza Xavier, ressalta que a horta sustentável é resultado de um trabalho coletivo e que a iniciativa também tem inspirado a comunidade local.

“As práticas desenvolvidas na escola têm sido reproduzidas nas residências dos alunos. O Assentamento Sadia III concentra pequenos produtores rurais que utilizam o cultivo em suas propriedades para garantir a segurança alimentar e complementar a renda familiar”, explicou.

Segundo o coordenador, muitos estudantes já possuem familiaridade com o manejo da terra, o que facilita a participação nas atividades práticas.

“Muitos vivenciam essa realidade ao lado de suas famílias e levam para casa os conhecimentos adquiridos na escola, contribuindo para o uso mais eficiente dos recursos naturais e para a produção de alimentos mais saudáveis”, destacou.

Gonçalo também ressaltou que toda a produção da horta é destinada à alimentação escolar e que o excedente é distribuído à comunidade, fortalecendo os laços entre a escola e os moradores da região.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

Cuiabá

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA