Lucas do Rio Verde

Campanha “Maio Branco” reforça a importância da doação de leite humano

Publicado em

Em alusão ao “Maio Branco”, o Banco de Leite Humano (BLH) de Lucas do Rio Verde realiza a campanha de incentivo ao aleitamento materno e doação de leite humano.

A iniciativa visa reforçar os estoques de leite, que atendem os bebês recém-nascidos, prematuros e baixo peso, internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais do Hospital São Lucas.

A nutricionista Materno Infantil Janaína Woicichoski explica que toda mãe saudável, que está amamentando e produz leite em excesso pode ser uma doadora, destinando o excedente para o banco.

O cadastro de doadora é realizado por meio do telefone 65 9 9986 0569. Antes de iniciar o processo de doação, a mãe realiza um teste rápido, recebe todas as orientações de higiene e um kit para a ordenha.

O processo é simples. Depois de retirado, o leite deve ser acondicionado em um vidro com tampa de plástico e levado ao congelador. A equipe do banco passa recolhendo o alimento uma vez por semana”, ressalta a nutricionista.

Leia Também:  Audiência Pública para discutir a Regularização Fundiária das chácaras da Comunidade 30 de novembro será realizada na próxima segunda-feira (24)

(Foto: )

Até ser encaminhado aos recém-nascidos, internados nas UTIs, o leite passa por um longo e criterioso processo de análise, garantindo a qualidade total do alimento.

Segundo a nutricionista, o leite materno é um alimento completo, com estudos científicos que comprovam o ganho de peso, aumento da imunidade e a prevenção de muitas doenças respiratórias e gastrointestinais.

Em internações mais longas, geralmente, as mães param de produzir leite ou produzem em pequena quantidade. Nesses casos, o banco de leite supre as necessidades da criança, permitindo a recuperação”.

Além da campanha de incentivo a doação de leite humano, a população também pode participar doando vidros com tampas de plástico, a exemplo das embalagens de café solúvel.

O recipiente é utilizado no acondicionamento e transporte do alimento. Para doar, basta entregar em qualquer unidade básica de saúde ou diretamente no Hospital São Lucas.

(Foto: )

A campanha é realizada no mês de maio devido ao Dia Nacional e Internacional de Doação de Leite Humano, celebrado no dia 19. A iniciativa é da Rede Global de Bancos de Leite Humano, em parceria com o Ministério da Saúde, estados e municípios.

Leia Também:  Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Niklaus Karl Eugen Huber

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde

Published

on

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na noite deste domingo (28), a Corrida do Meio Ambiente, encerrando a programação especial do mês dedicado à conscientização ambiental.

Com largada às 18h30, em frente à Fundação Rio Verde, a prova de 5 quilômetros trouxe uma proposta diferente das edições tradicionais, reunindo mais de 1.300 atletas inscritos. O horário noturno proporcionou uma experiência inédita aos participantes, que percorreram o trajeto iluminando o percurso com lanternas de cabeça, tornando o evento ainda mais especial.

Além do incentivo à prática esportiva, a corrida reforçou o compromisso do município com a sustentabilidade. Toda a estrutura foi planejada para reduzir os impactos ambientais, com diversos contentores distribuídos estrategicamente ao longo do percurso e na arena do evento, garantindo o descarte correto dos resíduos e contribuindo para que o espaço permanecesse limpo e organizado durante toda a programação.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, destacou que a preocupação ambiental esteve presente em todos os detalhes da organização.

Leia Também:  Maio Amarelo: Alunos participam de ação com simulador de capotamento

“A proposta da Corrida do Meio Ambiente vai muito além da atividade física. Ela também desperta a consciência sobre o cuidado com os espaços públicos e com o meio ambiente, mostrando que grandes eventos podem ser realizados de forma responsável.”

Entre os participantes estava o atleta Adilson de Castro, de 52 anos, morador de Cuiabá, que fez questão de prestigiar a prova em Lucas do Rio Verde. Com uma carreira marcada por competições internacionais, ele relembrou a ligação especial que possui com o município.

“Eu amo Lucas. Foi aqui que eu ganhei meu primeiro tênis e hoje eu corro, treino e sei que fiz uma boa prova. Já estive em 17 países, participei de Paralimpíadas, Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo de Atletismo e competi em arenas na China, Grécia e Londres. Eu amo fazer isso aqui.”

A corredora Nataly também comemorou a experiência inédita da prova noturna.

“Era uma corrida muito esperada. Correr à noite, usando lanterna na cabeça, foi uma experiência diferente e muito divertida. Estou muito feliz por participar e ainda mais porque meu marido veio me assistir correr.”

Leia Também:  Lucas do Rio Verde é destaque estadual no Prêmio Educador Transformador

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, André de Matto, esta foi a sexta corrida promovida pelo município somente neste ano, reforçando o compromisso da gestão em incentivar hábitos saudáveis e ampliar a participação da população nas atividades esportivas.

“Esta é a sexta corrida realizada neste ano e buscamos inovar trazendo uma prova no período noturno. Ficamos muito felizes em ver tantas pessoas cuidando da saúde, reunindo famílias e vivendo o esporte. Esse é o nosso objetivo: proporcionar qualidade de vida e incentivar cada vez mais a prática esportiva.”

Confira o resultado – https://old.agitoesportes.com.br//racetagpro/#/corrida-do-meio-ambiente-2026

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

Cuiabá

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA