Diamantino

Mais de 800 pessoas prestigiam o 4° Arraiá Legal da Assistência Social

Publicado em

O 4° Arraiá Legal da Assistência Social realizado na quinta-feira, dia 20 de junho, faz parte do cronograma de ações da Campanha Violetas Contra Violência que combate a violência contra o idoso.

A festividade é uma parceria entre a Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi) e foi voltada para os participantes do Grupo Viver Legal e as crianças assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Novo Diamantino.

O prefeito, Dr. Manoel Loureiro, destacou a importância em apoiar ações que promovem temas essenciais, como os direitos da pessoa idosa.

“Com criatividade, conseguimos atrair a atenção do público para uma campanha de extrema importância, que trata da luta contra a violência e direitos dos idosos. Também percebemos que ocasiões como essa fortalecem o sentimento de valorização em relação a eles reafirmando que estamos no caminho certo.”

Uma das apresentações realizada pelo grupo da melhor idade foi um dos momentos mais comoventes e emocionantes da noite, onde retratou como a violência é vivenciada e reforçou o pedido de empatia e respeito pelos idosos.

O presidente atual da Comdipi, Fernando Conci, comentou sobre o papel do conselho e ressaltou as formas de violência e meios de denúncia.

Leia Também:  Com apenas 17 anos, estudante diamantinense conquista o título de Campeão Brasileiro Regional de Judô

“Atuamos diretamente na prevenção, proteção dos direitos dos nossos idosos e no acompanhamento da realização das políticas públicas de assistência social como vem sendo feito pelo Grupo Viver Legal.”

Ele ainda completou: “É essencial destacar que a violência ocorre de várias formas, podendo ser elas: patrimonial, psicológica, física. Então denuncie no disque denúncia para que esse idoso possa ser retirado dessa situação de risco.”

O arraiá também contou com apresentação de dança culturais do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) de Diamantino e do projeto musical da pasta, Grupo Diamantes.

O secretário de Assistência Social, comentou sobre as ações incluídas na campanha que orienta os participantes da terceira idade quanto aos seus direitos e reforça os laços de convivência.

“Tivemos o lançamento da campanha no início do mês e além do arraiá também levaremos profissionais e atividades que tratam do tema. Esses momentos reforçam ainda mais o vínculo que muitas vezes eles não têm dentro de casa mas encontram na equipe.”

A ação realizada no Mini Centro Olímpico Darcy Capistrano, no Novo Diamantino, contou com apoio dos feirantes locais, empresas parceiras e entidades públicas.

O coordenador do Grupo Viver Legal, Lucas Gabriel, comentou sobre o desejo dos participantes em ser um evento aberto ao público e agradeceu o apoio das parcerias para realização.

Leia Também:  Prefeitura de Diamantino entrega novos veículos para fortalecer ações da Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária

“Realizar um evento como este aberto ao público, sempre foi um desejo muito grande dos participantes do grupo. Agradeço imensamente o apoio dos nossos parceiros que nos dão energia para ir mais longe, e ficamos muito felizes em ter todos aqui hoje prestigiando e conhecendo principalmente sobre todo trabalho que é realizado pela assistência social as diversas faixa etária”.

A participante do Grupo Viver Legal, Claudete Aparecida, de 54 anos, apresentou com a quadrilha da melhor idade, compartilhou que as atividades em equipe contribuíram para sair da depressão.

“Antes de me juntar ao grupo, estava enfrentando uma fase complicada, chorava muito, com depressão e sem vontade de fazer nada. Porém, agora estou integrada ao grupo, com professores atenciosos e que cuidam muito bem de nós. Estou curada.

Ela ainda complementou: “Sou grata por esses novos períodos e pelas novas amizades, que me trazem conforto e alegria.”

Para a festividade a pasta disponibilizou um parque de diversão, 600 pipocas , 500 algodões doces, comidas típicas como: canjica, cachorro quente, caldo e arroz doce para as mais de 800 pessoas que esteve presente prestigiando os idosos e as crianças.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Diamantino

Prefeito Chico Mendes assina convênios de mais de R$ 17 milhões para fortalecer a educação em Diamantino

Published

on

O prefeito Chico Mendes assinou, durante o Encontro de Prefeitos do Alto Rio Paraguai, dois convênios que garantem R$17.343.652,59 em investimentos para a educação de Diamantino. Os recursos serão destinados à reforma da Escola Municipal Décio Furigo e à construção da nova Escola Municipal Nilce Maria de Magalhães, ampliando a infraestrutura da rede municipal de ensino.

Do valor total anunciado pelo Governo do Estado, R$15.889.957,02 serão investidos na construção da Escola Municipal Nilce Maria de Magalhães, que contará com 12 salas de aula, banheiros convencionais e infantis, além de dependências administrativas.

Já a Escola Municipal Décio Furigo receberá R$1.453.695,57 para a execução da reforma da unidade, com o objetivo de proporcionar mais conforto, segurança e melhores condições para a comunidade escolar.

O prefeito Chico Mendes destacou que os investimentos representam mais um importante avanço para a educação do município e são resultado da parceria entre o governo municipal e o Governo do Estado.

“A educação é uma das nossas prioridades. Esses investimentos representam um compromisso com o futuro das nossas crianças e jovens. Estamos garantindo uma nova escola moderna e a reforma de uma unidade importante para oferecer mais qualidade no ensino e melhores condições para toda a comunidade escolar.”

Os convênios foram formalizados junto à Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), com a assinatura do governador em exercício, Otaviano Pivetta, da secretária de Estado de Educação, Flávia Emmanuelle de Souza Soares, do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho Júnior, e do prefeito Chico Mendes.

Leia Também:  Três pessoas são presas em operação de combate a exploração sexual infantil em Canarana

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

Cuiabá

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA