CUIABÁ
Produção recorde garante mais de R$ 9 milhões para fortalecer cirurgias eletivas em Cuiabá
Publicado em
22 de junho de 2026por
Da Redação
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ultrapassou a marca de R$ 9 milhões em faturamento no Programa Fila Zero na Cirurgia. Entre março e maio de 2026, o município registrou R$ 9.247.226,82 em faturamento, sendo R$ 3.789.401,38 em março, R$ 3.805.934,77 em abril e R$ 1.651.890,67 em maio. O resultado representa um importante avanço no fortalecimento da assistência especializada e amplia os recursos destinados à realização de cirurgias eletivas na rede municipal.
O novo repasse foi oficializado por meio de portaria publicada na edição suplementar do Diário Oficial do Estado de Mato Grosso, na nesta segunda-feira (22). O documento consolida os valores referentes à produção ambulatorial e hospitalar executada pelo município no âmbito do Programa Fila Zero na Cirurgia.
O crescimento no faturamento demonstra a eficiência da Secretaria Municipal de Saúde na execução dos procedimentos eletivos, refletindo diretamente no aumento dos recursos destinados à continuidade da estratégia de ampliação do acesso às cirurgias e consultas especializadas.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que o resultado representa o comprometimento da gestão com a melhoria da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Esse resultado demonstra o empenho de toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde em ampliar o acesso da população às cirurgias eletivas. O aumento do faturamento significa mais recursos para fortalecer nossa rede e dar continuidade ao trabalho de redução das filas, garantindo atendimento cada vez mais ágil e eficiente aos cuiabanos”, afirmou.
O Programa Fila Zero é desenvolvido em parceria entre o Governo do Estado e os municípios com o objetivo de ampliar a oferta de cirurgias, consultas e exames especializados, reduzindo a demanda reprimida e proporcionando mais agilidade no atendimento aos pacientes que aguardam procedimentos eletivos.
Paralelamente ao aumento do aporte financeiro, a Secretaria Municipal de Saúde publicou, na sexta-feira (19), o Edital de Credenciamento nº 002/2026, que abre o cadastramento de pessoas jurídicas interessadas em prestar serviços especializados para a rede municipal de saúde.
A iniciativa prevê investimento estimado em R$ 148,1 milhões e integra as ações do Programa Fila Zero para ampliar a oferta de consultas, exames diagnósticos e cirurgias de média e alta complexidade realizadas pelo SUS.
O edital contempla 26 lotes e 543 itens, abrangendo diversas especialidades médicas, exames e procedimentos cirúrgicos. Diferentemente de uma licitação convencional, o credenciamento permitirá a habilitação de todas as empresas que atenderem aos requisitos técnicos, jurídicos, fiscais e operacionais, ampliando a capacidade de atendimento da rede municipal.
As contratações ocorrerão conforme a necessidade da Secretaria Municipal de Saúde, por meio de um sistema de rodízio entre os prestadores credenciados. Os pacientes continuarão sendo encaminhados pelo Sistema Municipal de Regulação, priorizando a unidade com menor tempo de espera e mais próxima da residência do usuário.
Entre os serviços previstos estão consultas especializadas, exames diagnósticos e cirurgias nas áreas de oftalmologia, neurologia, ortopedia, cirurgia vascular, aparelho digestivo, aparelho circulatório, otorrinolaringologia e cirurgias reparadoras. O edital também contempla exames como tomografia computadorizada, ressonância magnética, medicina nuclear, mamografia, exames cardiológicos, ultrassonografias vasculares e endoscopias.
A expectativa é de uma significativa ampliação da capacidade de atendimento. O edital prevê, entre os quantitativos mensais estimados, 8.964 procedimentos oftalmológicos, 4.352 tomografias computadorizadas, 2.167 consultas especializadas, 1.817 exames cardiológicos, 1.509 ressonâncias magnéticas, 901 ultrassonografias vasculares, 889 procedimentos de cirurgia vascular e 823 atendimentos em otorrinolaringologia.
Com vigência de 60 meses, o credenciamento permanecerá aberto durante todo o período de validade do edital, permitindo que novas empresas ingressem no programa a qualquer momento.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica
Published
3 horas agoon
25 de junho de 2026By
Da Redação
A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas podas de árvores realizadas próximas à rede de distribuição de energia elétrica. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Abilio Brunini e reuniu gestores municipais das áreas de meio ambiente, serviços urbanos, economia, ordem pública e comunicação, no dia 24 de junho.
Participaram da reunião o prefeito Abilio Brunini, a secretária municipal de Meio Ambiente, Lise Bokorni, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, o secretário de Economia, Marcelo Bussiki, a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa, além de representantes técnicos da Energisa.
A agenda foi solicitada pela Prefeitura com o objetivo de compreender os protocolos utilizados pela concessionária nas intervenções que envolvem o manejo de árvores em áreas urbanas. O tema vem sendo acompanhado pela administração municipal em razão de questionamentos apresentados pela população sobre serviços executados na capital.
Durante a reunião, a Energisa informou que realiza mais de mil podas por dia em todo o estado como parte das ações preventivas voltadas à manutenção da rede elétrica e à garantia da continuidade do fornecimento de energia. A empresa destacou que eventuais ocorrências que geram questionamentos não representam o padrão dos serviços executados e informou que tem investido continuamente na capacitação das equipes responsáveis pelas intervenções.
O prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de que as ações sejam executadas de forma planejada, transparente e alinhada aos princípios de preservação ambiental. Segundo ele, a população muitas vezes associa as podas à atuação do Município, o que torna necessária uma atuação integrada entre os órgãos públicos e a concessionária para assegurar que os procedimentos ocorram dentro dos critérios técnicos adequados.
Abilio também defendeu que os serviços de poda sejam acompanhados do imediato reordenamento da fiação nos locais atendidos. Conforme alinhado durante a reunião, a Prefeitura passará a adotar critérios mais rigorosos para autorização e acompanhamento das intervenções, buscando garantir não apenas a segurança da rede elétrica, mas também a organização urbana e a preservação da arborização da cidade.
“O desenvolvimento da cidade precisa caminhar junto com a preservação ambiental. Cuiabá possui um patrimônio arbóreo importante, que contribui diretamente para a qualidade de vida da população. Nosso objetivo é assegurar que toda intervenção necessária seja realizada com responsabilidade, planejamento e respeito ao meio ambiente”, destacou o prefeito.
Ao final do encontro, Prefeitura e Energisa definiram o fortalecimento da cooperação técnica entre as instituições, com análise de novas técnicas de manejo arbóreo em áreas de rede elétrica, ampliação da fiscalização e aperfeiçoamento dos fluxos de autorização dos serviços. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência operacional das intervenções e oferecer mais segurança, organização e transparência à população cuiabana.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Comissão de Fiscalização debate resultados do Relatório Anual de Gestão de 2025 em audiência pública
Diego Guimarães denuncia cobrança ilegal da Águas Cuiabá, aponta rombo milionário e questiona alta de 11%
Gabi Martins curte dia de sol em Miami e impressiona ao posar em moto aquática
Principais atletas do país destacam qualidade do complexo de skate no Parque Novo Mato Grosso
MPMT apresenta sistema e compartilha ferramentas com MPMS
Cuiabá
Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica
A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas...
Cuiabá realiza na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde para debater o fortalecimento do SUS
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, realizará na...
Prefeitura de Cuiabá convoca 18 profissionais para reforçar a rede municipal de saúde
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), publicou novas convocações para reforçar o quadro de...
MATO GROSSO
Principais atletas do país destacam qualidade do complexo de skate no Parque Novo Mato Grosso
Os principais atletas do skate brasileiro já estão em Cuiabá para a disputa da etapa do STU National 2026, que...
Seaf apoia 1º Encontro da Mulher Rural de Jaciara e destaca protagonismo feminino no campo
A valorização das mulheres que movimentam a agricultura familiar foi o destaque do 1º Encontro da Mulher Rural de Jaciara,...
Governo de MT firma convênios com municípios do Alto Rio Paraguai: “parceria faz diferença na ponta”, afirma prefeito de Tangará da Serra
O Governo de Mato Grosso firmou, nesta quinta-feira (25.6), convênios e autorizações de investimentos que somam cerca de R$ 90...
POLÍCIA
Polícia Civil prende homem investigado pelo crime por estupro de vulnerável em Alto Garças
A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia de Alto Garças, cumpriu, nesta quinta-feira (25.6), um mandado de prisão...
Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável em Canabrava do Norte
A Polícia Civil cumpriu, nesta quinta-feira (25.6), um mandado de prisão temporária contra um homem, de 36 anos, investigado pelo...
Polícia Civil participa de evento nacional de combate ao narcotráfico em encontro técnico em Brasília
A Polícia Civil de Mato Grosso participa nesta semana do primeiro Encontro Técnico da Rede Nacional de Unidades Especializadas de...
FAMOSOS
Gabi Martins curte dia de sol em Miami e impressiona ao posar em moto aquática
Gabi Martins, de 29 anos, aproveitou o clima ensolarado de Miami para compartilhar novos registros de sua viagem aos Estados...
Larissa Saad celebra evolução de Lucas Moura após grave lesão: ‘Vitória enorme
Larissa Saad, de 34 anos, emocionou os seguidores nesta quinta-feira (25), ao compartilhar um momento importante da recuperação do marido,...
Luciana Mello celebra aprovação da filha Nina, no vestibular: ‘Estou toda boba’
Luciana Mello, de 47 anos, comemorou uma importante conquista da filha mais velha, Nina Levy, de 17 anos. A adolescente...
ESPORTES
Brasil vence Escócia e marca retorno de Neymar
A Seleção Brasileira confirmou sua força na Copa do Mundo de 2026 ao derrotar a Escócia por 3 a 0...
Suíça vence e garante liderança enquanto Canadá faz história com classificação inédita
A fase de grupos da Copa do Mundo reservou um momento histórico para o futebol da América do Norte nesta...
Inglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
A Inglaterra até tentou, mas não passou pela muralha defensiva de Gana. Pela segunda rodada do Grupo L da Copa...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Ministério Público MT6 dias agoMP participa da inauguração de centro para população de rua em Cuiabá
-
MATO GROSSO6 dias agoGoverno destina mais de R$ 30 milhões para obras em municípios do Vale do Rio Cuiabá
-
Tribunal de Justiça de MT6 dias agoPrograma Magistratura e Sociedade discute relações de poder no Judiciário com filósofo Silvio Gallo
-
Política MT6 dias agoAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT




