CUIABÁ

Cuiabá intensifica busca ativa por adolescentes que não se vacinaram contra o HPV

Publicado em

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá está realizando uma intensificação da vacinação contra o HPV voltada para adolescentes com idades entre 15 e 19 anos que ainda não receberam o imunizante. A mobilização teve início no começo de junho e segue até o dia 1º de agosto, com ações em diversos pontos da cidade e também com a busca ativa desses jovens.

A vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) é essencial para a prevenção de infecções que podem evoluir para diferentes tipos de câncer, como os de colo do útero, pênis, ânus e orofaringe, além das verrugas genitais. A imunização é indicada para meninos e meninas a partir dos 9 anos de idade, preferencialmente antes do início da vida sexual, para garantir máxima eficácia na proteção.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Lucia Helena, esse reforço é voltado especialmente aos jovens que, por algum motivo, não foram vacinados na idade recomendada.

“A vacina contra o HPV é uma das formas mais eficazes de prevenção de vários tipos de câncer. Muitos adolescentes entre 15 e 19 anos não tiveram a oportunidade de se vacinar na faixa etária ideal, por isso estamos correndo contra o tempo para alcançar esse público e garantir a imunização. É uma questão de saúde pública e de cuidado com o futuro desses jovens”, destacou a secretária.

Leia Também:  Servidores da Saúde de Cuiabá participam de capacitação sobre esporotricose na UFMT

Durante o mês de junho, a SMS realizou ações em escolas, alcançando adolescentes em fase escolar. Já em julho, a equipe de imunização atuou também em clubes de futebol e escolas específicas de adolescentes. Além disso, agentes comunitários de saúde (ACS) têm realizado visitas domiciliares para localizar adolescentes ainda não vacinados. Os profissionais de enfermagem também realizaram uma triagem por meio dos sistemas de registro de vacinação para identificar os jovens em atraso e procurá-los pessoalmente.

A responsável técnica pela imunização da SMS de Cuiabá, Ana Beatriz de Miranda Vasconcelos e Almeida, reforça que a vacina é segura, gratuita e salva vidas.

“Estamos intensificando as ações para não deixar nenhum adolescente de fora. A vacina contra o HPV é extremamente segura e eficaz, e quanto mais cedo ela for administrada, maior a proteção. Por isso, pedimos que os jovens e seus responsáveis procurem as unidades de saúde durante esse período especial”, afirmou Ana Beatriz.

A campanha segue até 1º de agosto. Após esse período, a vacina contra o HPV continuará sendo aplicada apenas para o público-alvo habitual, que são meninos e meninas de 9 a 14 anos.

Leia Também:  Prazo para novas inscrições da 34ª Edição da Corrida Pedestre Bom Jesus de Cuiabá é ampliado até às 20h, de sábado (9); Veja premiação

A Secretaria reforça a importância de que os adolescentes de 15 a 19 anos aproveitem essa oportunidade excepcional para se vacinar e se proteger. A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde do município durante o período da intensificação.

#PraCegoVer

A imagem mostra as mãos de uma enfermeira preparando uma vacina para aplicação. A profissional está sem luvas e tem as unhas pintadas em tom escuro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas podas de árvores realizadas próximas à rede de distribuição de energia elétrica. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Abilio Brunini e reuniu gestores municipais das áreas de meio ambiente, serviços urbanos, economia, ordem pública e comunicação, no dia 24 de junho.

Participaram da reunião o prefeito Abilio Brunini, a secretária municipal de Meio Ambiente, Lise Bokorni, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, o secretário de Economia, Marcelo Bussiki, a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa, além de representantes técnicos da Energisa.

A agenda foi solicitada pela Prefeitura com o objetivo de compreender os protocolos utilizados pela concessionária nas intervenções que envolvem o manejo de árvores em áreas urbanas. O tema vem sendo acompanhado pela administração municipal em razão de questionamentos apresentados pela população sobre serviços executados na capital.

Durante a reunião, a Energisa informou que realiza mais de mil podas por dia em todo o estado como parte das ações preventivas voltadas à manutenção da rede elétrica e à garantia da continuidade do fornecimento de energia. A empresa destacou que eventuais ocorrências que geram questionamentos não representam o padrão dos serviços executados e informou que tem investido continuamente na capacitação das equipes responsáveis pelas intervenções.

Leia Também:  Semob prestigia evento em homenagem a 80 melhores motoristas

O prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de que as ações sejam executadas de forma planejada, transparente e alinhada aos princípios de preservação ambiental. Segundo ele, a população muitas vezes associa as podas à atuação do Município, o que torna necessária uma atuação integrada entre os órgãos públicos e a concessionária para assegurar que os procedimentos ocorram dentro dos critérios técnicos adequados.

Abilio também defendeu que os serviços de poda sejam acompanhados do imediato reordenamento da fiação nos locais atendidos. Conforme alinhado durante a reunião, a Prefeitura passará a adotar critérios mais rigorosos para autorização e acompanhamento das intervenções, buscando garantir não apenas a segurança da rede elétrica, mas também a organização urbana e a preservação da arborização da cidade.

“O desenvolvimento da cidade precisa caminhar junto com a preservação ambiental. Cuiabá possui um patrimônio arbóreo importante, que contribui diretamente para a qualidade de vida da população. Nosso objetivo é assegurar que toda intervenção necessária seja realizada com responsabilidade, planejamento e respeito ao meio ambiente”, destacou o prefeito.

Ao final do encontro, Prefeitura e Energisa definiram o fortalecimento da cooperação técnica entre as instituições, com análise de novas técnicas de manejo arbóreo em áreas de rede elétrica, ampliação da fiscalização e aperfeiçoamento dos fluxos de autorização dos serviços. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência operacional das intervenções e oferecer mais segurança, organização e transparência à população cuiabana.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá realiza Dia D de vacinação contra a influenza neste sábado

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

Cuiabá

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA