BRASIL

Programa alimentar com a África fortalece ação ‘sul-sul’, diz Lula

Publicado em

Presidente Lula participa da sessão de abertura da XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
Ricardo Stuckert/PR – 27/08/2023

Presidente Lula participa da sessão de abertura da XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Neste domingo (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que pretende retomar o programa “Mais Alimentos África” durante fala na 14ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em São Tomé, capital de São Tomé e Príncipe. Na ocasião, o mandatário afirmou que a medida é “mais uma vertente da cooperação ‘sul-sul’ brasileira” para reposicionamento geopolítico.

“A África tem tudo para se tornar uma potência agrícola com capacidade para alimentar seu povo e também o mundo. O Brasil continuará a ser parceiro nessa empreitada. O programa Mais Alimentos permite que pequenos produtores possam ter acesso a financiamentos”, disse ele, sem dar mais detalhes sobre o projeto.

A CPLP é formada por nove países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. No evento de hoje, a presidência temporária da CPLP passou de Angola para São Tomé e Príncipe, para o biênio 2023-2025.

Leia Também:  Cirurgias de catarata do programa Fila Zero beneficiam dezenas de pacientes

No discurso deste domingo, Lula destacou o trabalho conjunto dos países-membros da CPLP na promoção da segurança alimentar e nutricional, no desenvolvimento da agricultura familiar e em programas de alimentação escolar.

O governo federal retomou o programa “Mais Alimentos no Brasil” em junho deste ano, liberando recursos para o financiamento de máquinas e equipamentos que ajudem a implementar a produção sustentável pela agricultura familiar.

Durante a semana que passou em viagem oficial a países da África, Lula defendeu diversas vezes a organização fortalecimento dos países do chamado “sul global”. A ampliação do Brics, anunciada nesta semana durante cúpula na Angola, segundo o mandatário brasileiro, é uma demonstração de que o bloco pode passar a discutir “em condições de superioridade” com outros grupos, como o G7.

“Agora, você pode fazer uma reunião dos Brics com o G7 em condições de superioridade porque o PIB na paridade de compra os Brics tem mais. Os Brics agora representam 36,7% do PIB de paridade de compra, o G7, 29%. Então as condições geopolíticas para você negociar muda, e você negocia em conjunto”, disse o petista nesse sábado (26).

Leia Também:  Espetáculo de balé encanta jovens do programa Rede Cidadã em noite de magia e inclusão social

Brasil e São Tomé e Príncipe mantêm relações diplomáticas desde que a nação africana se tornou independente de Portugal, em 1975. Os dois países mantêm diversos programas de cooperação técnica nas áreas de educação, saúde, informatização do governo local, agricultura, alfabetização de adultos, defesa, infraestrutura urbana, polícia, previdência social, recursos hídricos e prevenção e controle do HIV/Aids.

Durante a visita deste domingo de Lula, Brasil e São Tomé e Príncipe também assinaram dois novos instrumentos bilaterais de cooperação, um para a facilitação de investimentos mútuos e outro na área de formação e treinamento diplomático.

A conferência da CPLP é o último compromisso na viagem do presidente à África. Lula chegou ao continente africano na última segunda-feira (21). A primeira parada foi na África do Sul para a 15ª Cúpula de chefes de Estado do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Na sequência, na sexta-feira (25) e ontem (26), ele cumpriu agenda oficial em Angola.

Em seus discursos, Lula afirmou que quer estreitar as relações do Brasil com a África e defendeu uma maior cooperação entre os países em desenvolvimento do Sul global.

A previsão é que a comitiva presidencial retorne a Brasília ainda neste domingo.

— Com informações de Agência Brasil

Fonte: Nacional

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

BRASIL

Operação na Maré, no Rio, combate lavagem de dinheiro do tráfico

Published

on

Policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) estão no conjunto de favelas da Maré, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (13), para uma nova ação contra a lavagem de dinheiro do tráfico na região. A Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Ordem Pública também participam da operação.

É a terceira fase da operação com o objetivo de dar continuidade às demolições de imóveis construídos pela organização criminosa, especialmente na comunidade do Parque União.

Empreendimentos

Conforme as investigações, há anos os criminosos usam a localidade para a construção e abertura de empreendimentos e, dessa forma, conseguem lavar o capital obtido com a venda de drogas. “Os agentes apuraram ainda a participação de funcionários de órgãos representativos da comunidade no esquema”, informou a Polícia Civil, em nota.

Na operação de hoje, os policiais recuperaram na Maré uma carga que havia sido roubada. Na terça-feira passada (13), durante a fase anterior da ação, a polícia localizou um apartamento de luxo usado por traficantes. O imóvel foi demolido.

Leia Também:  Sandy e Wanessa Camargo cantarão juntas em programa de tv: ‘Nós Vós Eles 2’

Fonte: EBC GERAL

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

Cuiabá

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA