MATO GROSSO

No aeroporto, estudantes de intercâmbio oferecido pelo Governo de MT classificam oportunidade como extraordinária

Publicado em

Os estudantes contemplados com bolsas do Programa de intercâmbio MT no Mundo, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), embarcaram para a Inglaterra nesta sexta-feira (25.08), após serem recepcionados pelo governador Mauro Mendes e outras autoridades, no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. Eles afirmaram, pouco antes da saída, que estão vivendo um sonho e que a expectativa é agregar conhecimento e experiência durante o intercâmbio custeado e acompanhado pelo Governo do Estado.

Uma das beneficiadas, a estudante da Escola Estadual Governador Júlio Strubing Müller, em Várzea Grande, Fabrina Ricelli Silva, de 16 anos, classificou a oportunidade como extraordinária.

“A educação em Mato Grosso está em um novo patamar, que possibilita os jovens vivenciarem algo inédito e diferente. Com certeza, o governo está abrindo portas extraordinárias para que nós, estudantes mato-grossenses, possamos viver um sonho. Estou vivendo um sonho e vou me dedicar ao máximo durante essa experiência”, pontuou.

Já para o estudante Dener Júnior Rotina, da Escola Estadual Antônio Ferreira Sobrinho, de Jaciara, o estudo fora do país deverá agregar experiência cultural.

“Estou muito animado em estudar e conhecer outro país. Acredito que essa experiência trará uma bagagem educacional muito proveitosa para todos nós. É uma ação que será lembrada para sempre, pois fará parte da nossa formação e do nosso conhecimento”, explicou o intercambista de 15 anos.

Leia Também:  Procon promove workshop com orientações para estudantes e empresas em Araputanga

A estudante da Escola Estadual Militar Tiradentes, em Rondonópolis, Marjorie Gomes Machado, de 16 anos, disse que é perceptível o avanço da educação de Mato Grosso nos últimos anos. “Eu acredito que a rede estadual teve um salto muito grande na educação, prova disso é o investimento nesse intercâmbio. É uma demonstração de atenção com a comunidade escolar”, disse a jovem.

O programa faz parte do conjunto de políticas de melhoria na qualidade da educação contempladas nas 30 políticas educacionais do Plano Educação 10 anos.

Aos estudantes, o governador Mauro Mendes declarou que o objetivo é enviar 100 alunos da rede estadual para fazer intercâmbio fora do país todos os anos e relembrou a oportunidade que um de seus filhos teve de realizar intercâmbio.

“Me sinto voltando no tempo, exatamente quando tive a oportunidade de mandar um dos meus filhos para essa experiência no exterior. Como governador, junto de todos os mato-grossenses, estamos fazendo desse estado a força que é, podendo proporcionar a todos esses estudantes da escola pública. Enquanto eu for governador do Estado, vamos enviar todos os anos 100 estudantes para um intercâmbio fora do país”, afirmou.

Leia Também:  Governo planeja criar Fundo Garantidor para produtores rurais do RS atingidos pelas enchentes

O secretário chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, reiterou o compromisso do governo em avançar com a Educação em Mato Grosso com ações que incentivem os jovens.

“Essa é uma das iniciativas mais bonitas do governador Mauro Mendes, que tem como objetivo proporcionar uma experiência rica em cultura e educação a todos esses estudantes”, disse.

Essa é a primeira vez que estudantes da rede pública têm essa oportunidade, em Mato Grosso, com investimentos realizados por meio do Governo do Estado.

“Isso é histórico. É uma conquista para todos esses estudantes, algo nunca feito antes, e que só foi possível graças ao olhar atencioso do governador Mauro Mendes. Esse programa faz parte da política de valorização da educação, que objetiva colocar a educação pública de Mato Grosso entre as cinco mais bem avaliadas do país até 2032”, destacou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

MT no Mundo

O objetivo do programa é incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e profissional, principalmente no que diz respeito ao domínio de língua estrangeira, permitindo aos estudantes uma experiência de estudo e imersão cultural para o desenvolvimento da proficiência, das suas habilidades e competências de interculturalidade.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Pontes de concreto substituem estruturas precárias de madeira em todas as regiões de Mato Grosso

Published

on

O Governo de Mato Grosso executa um programa de substituição de pontes de madeira e eliminação de balsas em todo o Estado. O objetivo é superar obstáculos para o desenvolvimento da infraestrutura mato-grossense e garantir que pessoas, mercadorias e serviços essenciais possam circular com segurança durante todo o ano.

Desde 2019, o Governo do Estado já entregou 300 pontes de concreto em diferentes regiões de Mato Grosso. Outras 120 estruturas estão em construção. As novas pontes oferecem mais segurança aos usuários, suportam cargas maiores e são uma solução definitiva para a travessia de rios.

Além disso, até o fim de 2026, o Governo também vai chegar a 1.200 pequenas pontes de madeiras substituídas por aduelas de concreto ou bueiros metálicos, acabando com pontos críticos que frequentemente causavam interrupções no tráfego em estradas estaduais e municipais.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, lembra que as pontes de madeira sempre foram um obstáculo para o desenvolvimento de Mato Grosso. Elas exigem manutenção constante, apresentam restrições de carga e muitas vezes precisavam ser interditadas quando apresentavam problemas.

Leia Também:  Procon promove workshop com orientações para estudantes e empresas em Araputanga

“Quando uma ponte de madeira caí, o trânsito é completamente interrompido. Em muitos municípios isso significa o isolamento de uma população inteira. Com as pontes de concreto o trânsito passa a ser permanente e confiável. Por isso, sempre digo que a construção de pontes de concreto é o maior programa e o maior legado do Governo de Mato Grosso”, disse.

Além de garantir que as pessoas possam trabalhar, estudar e continuar suas atividades, a construção de pontes de concreto também fortalece a logística do Estado, permitindo previsibilidade no escoamento da produção.

Entre as obras de destaque está a construção de uma ponte de 1.410 metros de extensão sobre o Rio Juruena. Essa ponte, no caso, vai substituir uma balsa que atualmente faz a travessia do rio em viagens de aproximadamente uma hora.

“Atualmente há uma balsa nesse Rio que leva quase duas horas para ir e voltar, levando um caminhão por vez. Essa balsa para de funcionar quando escurece e só volta no dia seguinte. Quando a ponte for entregue, todo esse percurso vai durar poucos minutos. Será um ganho logístico enorme para toda a região”, explicou o secretário.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros atende vítimas de acidentes de trânsito em Campo Verde e Cáceres

Outro exemplo está na rodovia MT-060, a Transpantaneira, onde o governo já substituiu 47 pontes de madeira, seja por pontes de concreto ou por aduelas. Outras 41 estão ou em obras, ou em processo de licitação para a troca, o que vai acabar com todas as pontes de madeira da rodovia.

“Estamos substituindo estruturas que durante décadas limitaram o desenvolvimento de muitas regiões. As pontes de concreto, as aduelas e os bueiros metálicos garantem segurança, reduzem custos de manutenção e criam uma malha viária mais moderna e preparada para o crescimento de Mato Grosso”, concluiu o secretário.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

Cuiabá

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA